27.8.12

Arte no Contexto Escolar - N1

1 - O que se entende por encaminhamento metodológico em artes?
2 - Nas atividades escolares como tem que ser encaminhado o trabalho com música?
3 - O retrato constitui a representação de 1 pessoa, como pode-se fazer abordagem desse tema no ensino fundamental?
4 - Como podemos nos expressar através das artes visuais?

Um comentário:

  1. Anônimo27.8.12

    1- O encaminhamento metodológico, precisa propiciar a práxis artística (unidade entre a teoria e a prática artística), por meio de vivências e do entendimento histórico e teórico das experiências vivenciadas. O docente necessita vivenciar experiências pedagógicas, didáticas e artísticas, ou seja, é preciso participar deste processo enquanto aluno para que se possa conduzir o processo ensino-aprendizagem como professor com os alunos em sala de aula.

    2- Temos que ter o mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade musical vivida pelos alunos e depois então pensaremos nas questões como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola e as articulações entre conteúdos dos diversos grupos.

    3 - Podemos fazer a abordagem por meio de pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança, de seus amigos e familiares, ou mesmo de retratos produzidos por artistas em diferentes momentos da história da arte. Também analisar retaratos com duas ou mais pessoas com representação de rostos em perfil, frontal e introduzir o estudo da figura humana em diferentes padrões de representação: egípcia, grega, renascentista, etc.

    4 - Podemos nos expressar através da pintura, desenho, colagem, fotografia e assim interagir com os outros e com o mundo.

    ResponderExcluir