12.8.12

Literatura Infantil - N1

1- Solé (1998) classifica os tipos textuais em quatro: narrativo, descritivo, expositivo e instrutivo-indutivo. Apresente, com suas palavras, a diferença entre dois desses tipos.

2- De acordo com Costa (2009), a visão do papel do leitor tem mudado devido os estudos recentes ligado a recepção e a analise do discurso. Dessa forma o leitor deixa de ter um papel secundário no ato de ler e passa a participar da formação de sentido do texto. Disserte com suas palavras, como a individualidade de cada leitor passa a contribuir na produção de significado em um texto.

2 comentários:

  1. Anônimo12.8.12

    1- Narrativo: texto que pressupõe um desenvolvimento cronológico e que aspira explicar alguns acontecimentos em uma determinada ordem. Alguns textos narrativos seguem uma organização: estado inicial, complicação, ação, resolução, estado final. Outros introduzem uma estrutura dialogal dentro da estrutura narrativa exemplo, contos, lendas...

    2- Atualmente as teorias da recepção de textos deslocam a importância do papel exercido pelo sentido e o significado do texto para o leitor, dessa forma o leitor deixa de ocupar um papel secundário, subordinado a vontade do autor do texto, passando a ocupar o papel principal de fonte de sentidos, as palavras de um texto vão recebendo os sentidos que um leitor, motivado por elas, atribui a essas palavras, pois um texto que não pode ser compreendido também não existe.

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  2. Anônimo12.8.12

    1- continuação ....
    - Descritivos: sua inteção é descrever um objeto ou fenômeno, mediante comparações e outras técnicas. Adam ressalta que este tipo de texto é frequente tanto na literatura quanto nos dicíonários, os guias turísticos, os inventários, livros de textos etc.
    - Expositivos: relacionado à analise e síntese das representações conceituais, o texto expositivo explica determinados fenômenos ou proporciona informações sobre estes. Os livros de texto e os manuais utilizam-no profundamente.
    - Instrutivo-Indutivo: Adam agrupa nesta categoria os textos cuja pretensão é a de induzir à ação do leitor: palavras de ordem, instruções de montagem ou de uso etc.

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