12.8.12

Literatura Infantil - N1

1- De acordo com Costa (2009), a visão do papel do leitor tem mudado devido os estudos recentes ligados a recepção e a analise do discurso. Dessa forma o leitor deixa de ter um papel secundário no ato de ler e passa a participar da fomação de sentido do texto. Disserte com suas palavras, como a individualidade de cada leitor passa a contribuir na produção de significado em um texto.

2- Leal (2005) apresenta a concepção de biblioteca como um eixo estruturador do currículo escolar, o que leva a uma mudança do conceito de biblioteca, que é muitas vezes, visista como complemetar. Apresente, com suas palavras, qual é essa concepção de biblioteca apresentada pela autora.

3- Para Costa (2009) é necessário que o professor torne a leitura, aos olhos da criança interessante. Dessa forma a escolha de poemas deve ser criteriosa. Descreva com suas palavras as características dos poemas que devam atrair as crianças.

4- Para Costa (2009), o ato de ler demanda conhecimento da linguagem; no entanto, não é esse o único conhecimento necessário. Disserte, com suas palavras, o papel do reconhecimento dos diferentes tipos de texto no ato da leitura.  

Um comentário:

  1. Anônimo12.8.12

    1- O leitor não é mais subordinado a vontade do autor do texto, passando a ocupar o papel principal de fonte de sentidos, as palavras de um texto vão recebendo o sentido que o leitor, motivado por ela, atribui.
    O leitor negocia o sentido do texto, em um diálogo que envolve autor, leitor e comunidade. A interpretação depende, assim do que o escreveu o autor, do que leu o leitor e das convenções que regulam a leitura em uma determinada sociedade.

    2-É preciso entender que não é o fato de integrar disciplinas ou projetos que fará a biblioteca o eixo estruturador do curriculo, mas é o modo como essa integração é vivenciada. A biblioteca é efetivamente um espaço de produção, de sistematização de saberes e de desenvolvimento de competências, de habilidade, de valores e de atitudes, porque deve ser o lugar de trocas das experiências entre sujeitos humanos.

    3- Os poemas que predomine a fantasia, a musicalidade e a imaginação, ou seja quanto menos conceitual, mais atenderá ao espírito infantil.

    4- A compreensão durante o ato de ler está relacionada diretamente com o reconhecimento dos diferentes tipos de texto, portanto se quisermos que o aluno conquiste a independência no ato de ler, precisamos orientar sua leitura, já na fase inicial, para que ele entenda como procedre nas tarefas de construção de sentido nos textos que forem aparecendo em seu percurso escolar e de vida.

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