12.8.12

Literatura Infantil - N1

1- A literatura infantil é composta de vários gêneros e subgêneros. De acordo com a classificação dos tipos textuais apresentados por Solé (1988), explique, com suas palavras, porque um conto de fadas é considerado um tipo narrativo.

2- Costa(2009) afirma que projetos de leitura na escola apresentam um desafio: o desinteresse do discente pela leitura. Apresente, de acordo com a pesquisa de Cunha (1993), alguns fatores que propiciam essa alienação da cultura veiculada pelos livros.

3- Costa (2009) afirma que trabalhar com a leitura deve ser feito através de vários tipos de textos e não somente os literários. Explique, com suas palavras, o papel de gêneros textuais menos complexos que têm a função de apenas informar, descrever etc. no desenvolvimento da leitura de gêneros mais complexos como os literários.

4- Cosson(2006), declara que o ato de ler passa por três etapas: antecipação, decifração e interpretação. Explique com suas palavras essas três etapas.

Um comentário:

  1. Anônimo12.8.12

    1- O conto de fadas introduz uma estrutura dialogal dentro da estrutura narrativa que são:
    -pressupor um desenvolvimento cronológico;
    -que aspira explicar alguns acontecimentos em uma determinada ordem;
    -segue uma organiação: estado inicial, complicação, ação, resolução, estado final.

    2-Falta de salário digno, tempo escasso, desinformação, lacunas na formação profissional. Também há constatação da falência do sistema de ensino no Brasil que passa pela não familiaridade com o livro que não seja de ligação com a profissão.

    3- O trabalho com a leitura precisa abarcar os tipos textuais que circulam na realidade, não apenas os literários, para que não se faça, como costumeiramente se fas, a associação entre leitura e literatura com exclusividade.
    Expor a criança à diversidade, não apenas formal, mas também de exposição de idéias cada vez mais complexas, prepara o leitor para a independência futura no trato com os textos culturais.

    4-antecipação: consiste nas várias operações que o leitor realiza antes de penetrar no texto propriamente dito. Exemplo materialidade do texto, como é a capa, o título, números de páginas e outros
    -decifração: entrarmos no texto através das letras e das palavras. Quanto maior é a familiaridade e o domínio delas, mais fácil é a decifração
    -interpretação: O centro desse processamento são as inferências que levam o leitor a entretecer as palavras com o conhecimento que tem do mundo. Por meio da interpretação o leitor negocia o sentido do texto, em um diálogo que envolve autor, leitor e comunidade.

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