5.8.12

Atenção à Saúde Infantil - N1

1) QUAL O PAPEL DA MÃE NA NUTRIÇÃO DA CRIANÇA?
2) DESCREVA A ANEMIA?
3) UMA CRIANÇA NA ESCOLA DEVE TER UM MOMENTO DE SONO?
4) FALE SOBRE A ENURESE NOTURNA.

Um comentário:

  1. Anônimo5.8.12

    1- O período de gestão é o primeiro momento de relacionamento entre mãe e filho, por isso a gestante precisa ter hábitos saudáveis para fornecer ao feto todo o alimento necessário. Uma gestante infeliz, que utiliza drogas ou álcool, não se alimenta corretamente. Assim, uma gravidez indesejada comprometerá tanto o desenvolvimento físico/biológico da criança quanto seu desenvolvimento psicológico.
    Logo após o nascimento vem o período de amamentação; o leite materno é quase sempre o melhor alimento para o recém-nascido, pois é mais bem digerido e é mais nutritivo.
    A mãe é a primeira pessoa responsável pela alimentação do bebê, assim ela não pode descuidar da amamentação justamente no momento em que há uma relação de troca de amor e de proteção. Nesse momento de amamentação, a qualidade da relação entre mãe e filho influência o desenvolvimento da personalidade da criança e isso pode ou não gerar problemas futuros.pg39

    2-A diminuição das hemácias ou da hemoglobina no sangue é o que chamados de anemia, doença muito comum em crianças, causada pela falta de consumo de ferro na alimentação. Dá-se o nome de anemia feropriva devido á privação ou carência de ferro na corrente sanguínea, lembrando que esse elemento é muito importante para a formação e o desenvolvimento do sistema nervoso.
    As anemias podem ser de fator genético como a anemia falciforme, que as hemácias possuem seu tamanho pela metade na forma de foice ou meia lua, portanto possuem metade do tamanho elas carregam metade do oxigênio e metade de ferro.
    Esse problema traz sérias conseqüências nas crianças, e a falta de oxigênio faz com que elas sintam fraqueza, sono, ficam desatentas. A intensa falta de oxigenação pode acarretar escassez de oxigenação cerebral (paralisia cerebral) ocasionar alteração nas faculdades mentais, nos sistemas visual, auditivo, na aquisição da linguagem e na manifestação comportamental. (Prejudica o sistema nervoso do feto ou da criança)pg47/48

    3-A organização da escola para promover a “hora do soninho” é fundamental pra criar este hábito nas crianças.
    Uma boa soneca na escola ajuda no bem-estar da criança, no crescimento, no autocontrole emocional, no humor, na memória e no desenvolvimento geral.

    4-Após a retirada da fralda a criança ainda poderá urinar à noite, chamamos de enurese noturna. A enurese representa a perda involuntária de urina durante a noite e geralmente ocorre 2 vezes ao mês. Esse fato é considerado normal quando a criança possui até 5 anos, mas se o problema persistir, a criança deve ser levada ao médico para diagnosticar possível problema.pg61

    ResponderExcluir