12.8.12

Literatura Infantil- N1

1- Costa (2009) declara que instigar a criança á leitura demanda competência por parte do professor, apresente com suas palavras quais os desafios que o educador enfrenta nessa tarefa.

2-De acordo com Coelho (1991), a fábula, o mito e a lenda são espécies literárias que não se confundem com a parábola, o apólogo, o romance policial e outros tipos de textos literários. Explique, com suas palavras, o que distingue a fábula dos outros textos.

3- De acordo com Costa (2009) as fábulas deram origem ao simbolismo animal. Apresente com suas palavras, alguns desses simbolismos.

4- De acordo com Costa (2009) as lendas se diferenciam das fábulas e dos mitos apesar de explicar também muitas vezes as experiências humanas através de fatos sobre naturais. Explique com suas palavras então o que diferencia as lendas dos outros gêneros literários.

Um comentário:

  1. Anônimo12.8.12

    1 O professor precisa ser capaz para a escolha e a quantidade da leitura para que a leitura seja interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresa e descoberta, mas o professor enfrenta também problemas como desinteresse dos adultos envolvidos como professores, bibliotecários,pais, por ignorância do problema, o contexto sócio-ecônomico e todas suas implicações. Outro aspecto é observar se a criança tem condições de ler corretamente, se não a leitura será uma frustração, que levará ao desestímulo irreversível.

    2-As fábulas se diferenciam de outros textos literários devido protagonizar animais dotados de qualidades humanas.

    3-A raposa significa esperteza, o leão a valentia e nobreza, o cordeiro a ingenuidade entre outros.

    4-A lenda é uma narrativa popular, sempre inspirada em fatos históricos que refletem os anseios de um grupo ou um povo. Exemplo é o folclore.

    ResponderExcluir