21.9.12

FTPE de Ciência - N1

1- Dê duas características da pedagogia relacional?
2- O que o professor precisa ter nas aulas de investigação?
3- Quais são as diferenças de ciências naturais e ciência humanas? Dê exemplos.
4- Como método de investigação, sismologia e comparação com meteoritos auxiliam na compreensão do planeta terra. Explique.

Um comentário:

  1. Anônimo21.9.12

    1- Na pedagogia relacional o professor acredita que tudo que o aluno construir em sua vida serve de patamar para a construção do conhecimento, ou seja a aprendizagem se da pela construção (construtivismo.
    Nesta pedagogia o professor não tem papel autoritário, ao contrario, aluno e professor constroem conhecimento juntos, isto não significa que não há regras na sala, as regras existem, mas com o objetivo de construir uma disciplina intelectual e possibilitar uma boa convivência que ajude a formar o ambiente ideal para a aprendizagem.

    2- O professor precisa preparar o ambiente para que a aula de investigaçãoo ocorra de uma forma com que os alunos se sintam estimulados para aprender, o professor precisa pensar em estratégias para usar nessas aulas a fim de ajudar no aprendizado do aluno.
    O professor precisa planejar sua aula com antecedência pensando em atender as necessidades de seus alunos, vendo o que eles já sabem e até onde pode ir naquela aula para que todos tirem o devido proveito, também é importante levar em conta a opinião dos alunos, e propiciar discussões sobre o assunto abordado para que todos tenham acesso a ele.

    3- Ciências naturais é aquela que estuda os fatos do mundo real, que podemos ver, sentir ou pelo menos perceber indiretamente ou por meio de aparelhos, como o calor que podemos sentir, um objeto visivel como uma mesa que podemos apalpar. Exemplo: Biologia, Física, Química
    Ciência humana é aquela que estuda os fatos da mente e os conflitos como família, população e estudos dos grupos sociais. Exemplo: Psicologia, História.

    4- A sismologia é o estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. Estas ondas elásticas propagam-se gerando deformações, sendo geradas por explosões artificiais e, sobretudo, pelos terremotos; as ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção de propagação com a variação das caracteristicas do meio atravessado. A integração das observações das numerosas estações sismográficas espalhadas pelo mundo todo fornece informações sobre como é o interior do planeta. As informações sobre velocidade das ondas sísmicas no interior da Terra permitiram reconhecer 3 camadas principais - crosta, manto e núcleo, que têm suas próprias características de densidade, estado físico, temperatura, pressão e espessura.
    Os meteoritos provenientes da fragmentação de corpos pequenos, que não sofreram esta diferenciação, são os condritos, que representam a composição química média do corpo fragmentado e, por inferência, do Sistema Solar como um todo, menos os elementos voláteis. Não existem materiais geológicos, ou seja, terrestres, semelhantes aos condritos. Os meteoritos provenientes da fragmentação de corpos maiores, como a Terra, que sofreram a diferenciação interna, representam a composição química e densidade de cada uma das partes internas diferenciadas do corpo que os originou. São os sideritos, os acondritos e ainda outros tipos. Pela sua densidade, faz-se a correlação com as camadas da Terra determidadas pela sismologia, e supóe-se que sua composição química represente a composição quimica da camada terrestre de mesma densidade. Assim com estas duas ferramentas indiretas, a sismologia e a comparação com os meteoritos foram estabelecidas como um modelo para a constituição interna do globo terrestre.

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