21.9.12

FTPE de Ciência - N1

1- Considere o texto abaixo: A investigação é uma importante estratégia no ensino de ciências. Ela é uma atividade multifacetada, que envolve observar, perguntar, examinar livros e outras fontes de informação para ver o que já é conhecido, planejar investigações revendo o que já sabe de luz de evidências usando ferramentas, para analisar e interpretar dados, propor respostas, explicações, previsões e finalmente comunicar os resultados. Considerando que a habilidade e competência do professor são imprescindíveis nas aulas como investigação, cite 3 características que o professor precisa ter.
2- Considere o texto abaixo a respeito da avaliaçãoo no ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdo e aos objetos propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes. A partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida pelos parâmetros nacionais para as ciências naturais.
3- Cite 2 características do conhecimento teológico, segundo a leitura do módulo FTPE de Ciências
4- Considere a afirmação abaixo:
Um problema que existe, ainda hoje, em muitas salas de aula, é um ensino dicotomizado entre a ciência doo quadro-de-giz (meramente reprodutiva, preocupado com a memorizaçãoo de conceitos cientifícos) e a "ciência" do cotidiano do aluno (mais próxima do aluno e usada por ele para explicar a realidade). Que proposta para o ensino de Ciências Naturais os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem para superar este ensino dicotomizado?

Um comentário:

  1. Anônimo21.9.12

    1- Fazer perguntas que requeiram habilidade de raciocínio; esperar o aluno responder e não interromper no meio da resposta; agradecer a contribuição dos alunos; fazer reforço positivo ás respostas.
    - planejam suas atividades e são centrados no assunto, mas flexíveis para fazer mediação das questões dos alunos;
    - avaliam o conhecimento prévio dos alunos antes de começar a aula, e usam tais conhecimentos como base para introduzir os assuntos;
    - estudam os comentários dos alunos e ficam atentos aos conceitos alternativos que possam aparecer durante a aula;
    - levam em cosideração os interesses dos alunos e baseiam as aulas nas pressuposições dos alunos;
    - baseiam a nova informação que será investigada nos conhecimentos prévios dos alunos;
    - iniciam a discussão de classe com questões para provocar o racioncínio crítico., etc pg171

    2- A avaliação pode ser realizada ao se solicitar que o aluno interprete algumas situações determinadas, cujo entendimento demanda os conceitos que estão sendo aprendidos, ou seja, que interpretem uma figura, um texto, um problema etc. Essas situações tornam possível avaliar-se tanto a evolução conceitual quanto a aprendizagem de procedimentos, sendo que esse tipo de avaliação faz parte do processo ensino-aprendizagem.

    3- O conhecimento teológico apresenta respostas para questões que o homem não pode responder e é constituido por conhecimentos originários da aceitação, pelos homens, dos dados da revelação divina, da fé.

    4- Para superar o ensino dicotomizado, os PCNs propõem um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o ser humano como parte do universo e como indivíduo, contribuindo para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, no modo de intervir na natureza, em como utilizar seus recursos, e para a reflexâo sobre questões éticas implicitas nas relações entre ciência, sociedade e tecnologia.

    ResponderExcluir