21.9.12

FTPE de Ciência - N1

1- Explique o que é solo e porque é importante ensinar sobre ele.
2- Descreva sucintamente o que são leis cientificas.
3- Segundo o módulo FTPE de Ciências, o filósofo Francis Bacon propunha uma forma específica para o estudo da natureza. Qual era esta forma?
4- O planeta Terra tem um raio de quase 6.400 Km, no entanto as escavações e sondagens mais profundas chegaram ao máximo a 13 Km. Para se obter informações do interior inacessível do planeta, os pesquisadores utilizam métodos indiretos de investigação: sismologia e a comparação com meteoritos. Explique, de forma breve como estes métodos indiretos auxiliam na compreensão do planeta terra.

Um comentário:

  1. 1- O solo, também chamado de terra, é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica proveniente da decomposição de animais e plantas. É importante ensinar sobre o solo para que as crianças aprendam desde cedo as condições primordiais para sua proteção, conservação e preservação.

    2-Leis cientificas são enunciadas universais que devem ser suscetíveis de reformulação ou refutação.

    3- Bacon propunha o método indutivo como sendo o único pelo qual se pode conhecer natureza e fazer a ciência progredir. Aconselhou a observação e a experimentação para o estudo da natureza e menosprezou a dedução como forma válida de raciocínio, inclusive nas ciências.

    4- A sismologia é o estudo do comportamento das ondas sismicas ao atravessar as diversas parte internas do planeta. Essas ondas elásticas propagam-se gerando deformações, sendo gerados por explosões artificiais e, sobretudo, pelos terremotos. As ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção e das características do meio atravessdo. As informações sobre a velocidade das ondas sismicas no interior da Terra permitiram reconhecer 3 camdas principais - crosta, manto e núcleo.

    ResponderExcluir