22.11.11

Educação Inclusiva - N1

1- Como a literatura utilizada neste módulo apresenta como esta sendo praticada atualmente a capacitação de professores na educação especial no Brasil?
2- Descreva de forma sucinta de que forma era oferecido o aprendizado escolar voltado para a pessoa com deficiência antes da Lei 9394/96.
3- Descreva de forma sucinta como esta caracterizada a educação especial concebida como "modalidade de educação escolar".
4- De que forma o Congresso de Jontien "Congresso de Educação para Todos" na Tailândia em 1990 e a Conferencia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, ocorrido na cidade de Barcelona, na Espanha, conhecida como "Declaração de Salamanca" influenciou a área da educação especial no mundo?

Um comentário:

  1. Adriana22.11.11

    1- Há vária instituições de ensino superior que oferecem formação de professores com enfoque na Educação Inclusiva, tanto nos cursos de graduação quando nos cursos de pós-graduação. Porém é de fundamental importância que haja trabalho de capacitação para os professores que já estão na rede regular de ensino, vivenciando ou prestes a vivenciar a experiência de ter um aluno portador de necessidades educacionais especiais inserido em sua classe.

    2-Anteriormente o aprendizado escolar para alunos com necessidades educacionais especiais era muito particular. Os alunos cegos e surdos, regra geral, eram encaminhados para escolas especializadas em alunos com este tipo de deficiência, nenhum constrangimento social era criado se por acaso alguma família procurasse uma escola regular de ensino para matricular seu filho cego e/ou surdo e fosse orientada a procurar uma escola especializada.
    O mesmo acontecia com os alunos com deficiência mental, que até poderiam ser matriculados em classe especial de uma escola publica, mas o seu destino era sempre o abandono e a descrença em suas capacidades de aprendizagem.Os seus professores eram, quase sempre, os já próximos de se aposentarem, que ficavam ali “distraindo” alunos que, aparentemente, não tinham muita necessidade de estimulação, “pois não eram capazes de aprender”

    3- É considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento. Este conjunto pode facilitar não só aos alunos identificados com necessidades educacionais especiais, mas todos os alunos que se sentirem favorecidos por “currículos, métodos, recursos educativos e organizações específicas para atender às suas necessidades” (LDB9394/96 art.59, I), assim como métodos, técnicas e recursos desenvolvidos com a finalidade de favorecer o acesso ao conhecimento.

    4-Congresso de Jontien 1990 (erradicação do analfabetismo e a universalização do ensino fundamental tornarem-se objetivos e compromissos oficiais do poder público)- nascia um movimento de inclusão mundial. Desse compromisso, foi natural que profissionais se mobilizassem a fim de promover o objetivo da educação para todos, examinando as mudanças fundamentais de política necessária para desenvolver a abordagem da Educação Inclusiva.
    Conferencia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais (1994) Declaração de Salamanca
    (definiram novas concepções de necessidades educacionais especiais, e as diretrizes para a ação a nível nacional: política e organização, fatores escolares, recrutamento e treino do pessoal docente, serviços externos de apoio, áreas prioritárias, perspectivas comunitárias, recursos necessário, e as diretrizes de ação a nível regional e internacional.

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