18.11.11

Educação Inclusiva - N1

1) Conceitue a educação especial segundo a literatura do modulo?
2) Que lei garante que a educação especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino?
3) Segundo a literatura estudada quem são os alunos com necessidades educacionais especiais?
4) Quais as conseqüências da rotulação na subjetividade dos indivíduos podem abarcar?

2 comentários:

  1. 1- Educação Especial como modalidade de educação significa um tipo de educação que se dá na escola. Pode parecer banal falar isso, mas antes da Lei 9394/96 não existia este tipo de atendimento.
    Educação Especial, como “modalidade de educação escolar”, é considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento. Este conjunto pode facilitar não só aos alunos identificados com necessidades educacionais especiais, mas a todos os alunos que se sentirem favorecidos por “ currículos, métodos, recursos educativos e organizações específicas para atender às necessidades”. (LDB9394/96, art. 59,I), assim como métodos, técnicas e recursos desenvolvidos com a finalidade de favorecer o acesso ao conhecimento.
    2- Desde a constituição de 1988, ficou estabelecido que o Estado tinha dever com a Educação mediante a garantia de sete itens, entre estes ficou estabelecido que o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deveria ser, preferencialmente, na rede regular de ensino (CF, art. 8º. III). Quando da promulgação da Lei 9394/96, constatou-se que o legislador aperfeiçoou este artigo, atualizando-o aos termos da década de 1990, confirmando o dever do Estado com relação à oferta da educação pública, garantindo o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino (Lei 9394/96, título III, art, 4º., III).
    3- O Parecer no. 17/2001 do Conselho Nacional de Educação definiu como alunos com necessidades educativas especiais aqueles que apresentam, durante o processo ensino-aprendizagem:
    - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:
    *aquelas não-viculadas a uma causa orgânica especifica;
    *aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências.
    - dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
    - altas habilidades / superdotação, grande facilidade de aprendizagem dominando rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
    Então, considera-se alunos com necessidades educacionais especiais aqueles que manifestem comportamentos particulares que impeçam os encaminhamentos rotineiros das práticas pedagógicas em sala de aula, pois é necessário que o professor faça ajustamentos curriculares, sem os quais eles não conseguirão realizar as aprendizagens ao nível de suas capacidades e potencialidades.
    4- O individuo passa a se ver e a ser visto a partir de um rótulo, perdendo-se de vista tudo o que se relacione ao seu referencial sociocultural, à riqueza de sua subjetividade, de seus valores, de suas individualidade, de sua particularidade, acabando por se tornar um excluído social por se diferenciar dos demais membros da sociedade.

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  2. As respostas estão nas páginas 13, 11, 10, 11

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