18.11.11

Educação Inclusiva - N1

1) Que postura educativa deveria adotar o professor que atua junto com uma sala de aula que adota a educação inclusiva?
2) Quais as conseqüências da falta de apoio ao professor na educação inclusiva, tem sido apontada segunda a literatura estudada?
3) Escreva dois problemas estruturais que tem se evidenciado no processo de inclusão no Brasil?
4) De que forma o modelo econômico neoliberal influência na inclusão de pessoas com eficiências na sociedade?

Um comentário:

  1. Adriana22.11.11

    1-* que os professores se adaptem a este novo processo, entendendo que há necessidade de um novo olhar para os portadores de necessidades educativas especiais.
    *o modelo de inclusão convida os professores a terem um olhar para cada aluno, para poderem conceder direitos iguais a todos.
    * o professor precisa estar ligado a novas idéias, novas descobertas, novas situações, tanto internas quanto externas à escola em que leciona.
    - professor ajustamentos curriculares, a facilitação das atividades escolares, além de programas para reforçar as aprendizagens ou mesmo acelera-las, em casos de maior defasagem idade/série escolares.
    A possibilidade de se ensinar a turma toda, sem discriminações e sem adaptações predefinidas de métodos e práticas especializadas de ensino advém, portanto, de uma reestruturação do projeto pedagógico-escolar como um todo e das reformulações que esse novo projeto exige da prática de ensino, para que esta se ajuste a novos parâmetros de ação educativa.
    - tornar o ambiente escolar o principal veículo para o surgimento do verdadeiro espírito de solidariedade, da socialização e dos alicerces dos princípios de cidadania.
    - é necessário que haja troca de informações entre a família do aluno, a escola e a comunidade
    2- A falta de apoio ao professor acarreta pouca crença na implementação da inclusão, fincando estes educadores dependentes do trabalho do professor itinerante.
    3- – duração do tempo de aula como curta para dar um bom atendimento a esses alunos
    - tamanho das turmas, com as turmas grandes é mais complicado o trabalho docente
    4- Este modelo econômico (lógica do mercado) vem dificultando mais ainda às pessoas portadoras de deficiência e às demais minorias, o acesso aos direitos de igualdades de condições. Se fôssemos nos guiar pela lógica intrínseca deste modelo político, não haveria motivos para investir na educação de uma pessoa, que é tida, muitas vezes, como improdutiva. Assim, tal lógica é estimuladora da propaganda de uma estigma para com esta pessoa e revela um imaginário social carregado de preconceitos.

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