22.8.11

Novas Linguagens em Educação - N1

1- Com as trés ondas, qual tipo de alteração na vida cotidiana dos seres humanos?
2- Discuta a respeito do uso das técnologias na educação, rádio, televisão, computadores e suas implicações na prática pedagógica. Descreva duas atividades utilizando uma dessas tecnologias.
3- Quais os impáctos do uso da internet para a construção do conhecemento e a divulgação das informações? Existe realmente uma globalização?
4- Segundo Port(2006) novas formas de pensar, agir, de comunicar-se são introduzidos como hábitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alterações no cotidianos, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. Defina as tecnologias instrumentais, intelectuais e educacionais.

2 comentários:

  1. Anita21.9.11

    Resposta:
    1- pg 21/22/23
    2- pg 49/50, 67/68/69
    3- pg 161
    4- pg 12/13/14

    ResponderExcluir
  2. Sandra3.10.11

    1- A primeira onda a agrícola as pessoas viviam isoladas e produziam e consumiam o necessário para sua sobrevivencia. Já na segunda onda com a industrialização a migração para a cidade e a produção é em excesso, para trocar por moeda corrente. Posteriormente com a terceira onda a sociedade da informação ou digital surge a internet podendo prosuzir e disponibilizar informações conforme seus interesses, a economia volta-se ao consumo interativo e personalizado.

    2- Rádio - como o rádio chega até mesmo aonde jornais e revistas não chegam por difícil acesso. É um importante meio para a utilização na educação.
    Televisão - o meio mais popular com linguagem dinamica e atrativa, as informações apresentadas são captadas, simultaneamente por mais de um sentido. Uma boa opção para trabalhar áreas com ciencia, geografia etc.
    Computadores - meio rápido de comunicação e interatividade. É otimo para ajudar em pesquisas e na construção de projetos entre outros.

    3- Vários, pois a internet além de proporcionar aos alunos uma apresentação mais agradável dos conteúdos, ela proporciona espaços cibernéticos que permite a aprendizagem coletiva ou individual de forma rápida e sem barreiras geograficas e temporais por isso falamos em globalização.

    4- A tecnologia instrumental é a que traz conforto e rapidez e qualidade às tarefas cotidianas, exemplo: carro, eletrodomésticos, computadores.
    A tecnologia intelectual ou da inteligência, destacam-se inicialmente, a linguagem e escrita, acrescentando-se hoje novas formas de representar o conhecimento, como os hipertextos, possíveis através da informática.
    A tecnologia educacional é as empregadas com fim educacional colaboram nesse sentido, ampliando as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Da lousa e giz aos computadores ligados à internet.

    ResponderExcluir