10.8.11

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa - N2

1. Conforme Marilena Chauí, a História é

- o processo através do qual os homens criam suas condições de existência.
- o relato de fatos passados.
- uma sucessão de fatos.
- o relato verdadeiro de fatos passados.

2. Nas primeiras tentativas de escrita é importante que o aluno seja estimulado a escrever suas ideias mesmo que não domine o código porque
- evitará erros que podem ser controlados pela correção desde o início.
- poderá corrigir o texto, redirecionando-o para melhor precisão ortográfica.
- conhecerá suas dificuldades e entenderá seu processo de amadurecimento.
- será levado a pensar sobre o código e começará a entender seu mecanismo.

3. Quanto à concepção de trabalho, é correto afirmar que

- o objeto do trabalho é o objeto da ação laboral do homem.
- qualquer ato humano pode ser entendido como trabalho.
- o trabalho é a atividade humana pela qual o homem transforma suas próprias condições de existência.
- o objeto do trabalho são os instrumentos que o homem usa para trabalhar.

4. Léxico é o repertório

- gramatical.
- de fonemas e grafemas.
- de palavras e seus sentidos.
- sintático.

1. No enunciado "Perdi meu meio de transporte: roubaram minha bicicleta", é correto afirmar que ocorre coesão

-por reiteração, pois perder não é o mesmo que roubar.
-por substituição, pois "bicicleta" substitui "meio de transporte".
-por reiteração, pois "bicicleta" relaciona-se à ideia mais ampla de "meio de transporte".
-referencial, pois "meu" é da mesma classe que "minha".

2. Sobre texto narrativo, é correto afirmar que

-apresenta os seguintes elementos: enredo, personagens, narrador e ambiente. É marcado pela temporalidade e a sua principal característica é o movimento, ou seja, a sucessão de ações.
-se caracteriza pelo relato de características de uma pessoa, de um objeto, de uma cena ou situação qualquer.
-é construído numa linguagem fortemente apelativa, já que seu objetivo é convencer o consumidor a adquirir um determinado produto.
-expõe a análise e interpretação de dados da realidade, valendo-se de conceitos abstratos. É a modalidade típica do discurso científico e filosófico.

3. Quanto às diferenças existentes entre as variedades linguísticas, diz-se que se trata de

-formas adequadas a qualquer situação.
-meras diferenças, que não constituem erro em relação à variedade padrão.
-formas adequadas a qualquer situação.
-erro, nas variedades distintas da variedade padrão.

4. Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.

-A resposta para alterar a expressão analisada deve sempre emergir do grupo, não sendo nunca prestada pelo professor.
-É recomendável enfocar todas as dificuldades numa única vez, no mesmo texto, reestruturando-o a partir dos problemas mais evidentes a serem modificados.
-É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.
-Cada texto comporta apenas uma forma de reestruturação, que deve ser orientada pelo professor, mostrando aos alunos apenas uma possibilidade de se expressar corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário