7.8.11

Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização - N1

QUESTÃO 1

"A correção lingüística sistemática é eficiente não porque defende a língua contra o que chamam de agressões ao idioma, mas porque sustenta uma concepção de língua e um valor lingüístico." Justifique esta citação.

QUESTÃO 2

João Wanderley Geraldi postulou uma concepção de ensino de língua-leitura e de escrita centrada em práticas lingüísticas, abandonando por completo a perspectiva de uma aprendizagem passiva e mecânica de um sistema e de um conjunto de regras. Explique como se deve dar a aprendizagem de uma língua.

QUESTÃO 3

Quais as recomendações que o autor Luiz Percival Leme de Brito faz quanto ao livro didático e aos demais materiais didáticos industrializados?

QUESTÃO 4

"O texto literário, por suas características, é aquele em cuja forma há, normalmente, maior investimento subjetivo por parte do autor e sua leitura é instrutiva tanto do ponto de vista da descoberta da escrita como de conhecimento de mundo, o que justifica sua inserção privilegiada no universo escolar". Justifique a inserção de textos literários ao estudante, desde as séries iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário