1.8.11

Teorias de currículo - N1

1 - Explique a dimensão conceptual e a concepção pragmática que rege a compreensão do currículo.
2 - A definição da seleção curricular é substancialmente política. Como ela pode acontecer de forma democrática na escola?
3 - Partindo do pressuposto que a Escola é responsável pela transmissão de cultura, pode-se afirmar que apenas alguns elementos de determinada cultura são selecionados para compor o currículo de uma escola ou sistema de ensino, quem seleciona estes elementos?
4 -  Quais as argumentações sustentam a afirmação de Sacristian (1998) de que o currículo é o centro do processo educativo?

1 -  Explique a frase : " O termo currículo é impreciso em sua concepção?
2 - Comente sobre a afirmação: A Nova Sociologia da Informação põs em discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas dimensões sóciais e suas relações com a estrutura de poder na sociedade incidindo o foco de análise sobre o funcionamento interno das escolas. (Forquin, 1993)
3 -  Aponte e comente pelo menos 3 motivos pelos quais se afirma que é de fundamental importância uma reflexão sistemática sobre currículo nos cursos de formação de professores.
4 - O cúrriculo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre, de forma explicita ou tática, uma resposta as perguntas : o que ensinar, como e porquê? A partir dessa afirmação descreva 3 tipos de decisão educativa que compõem um currículo de uma determinada escola.

1 - Faça uma breve defesa pela importância do currículo em ação.
2 - Fale sobre a importância da educação de valores para as crianças em idade escolar.
3 -  Sob seu ponto de vista quais são as principais dificuldades para a cosolidação de uma prática mais participativa e coletiva dentro da escola?
4 -  Qual a relação que existe entre as formas de avaliação adotadas por uma escola e o seu currículo?

1 - Explique a influência norte-americana na transformação do campo do currículo?
2 - Alguns autores da vertente crítica da educação afirmam que o currículo estratifica o saber e que existe uma relação dessa estratificação com a estratificação social. Você concorda?
3 - Quais as relações do currículo, sociedade e o poder?
4 - Cite 3 exemplos que possam ser associados ao currículo oculto e explique o que é currículo oculto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário