2.2.13

Escola e Sociedade - N1

1- Qual o papel do docente na estrutura da escola?
2- Qual é a relação entre o pensamento social e a educação?
3- De que modo a educação é vista em Karl Marx?
4- Qual a principal caracteristica das teorias educacionais não criticas e quais são estas teorias?

Um comentário:

  1. Anônimo10.2.13

    1- Aos professores, não há dúvida: formam com os alunos o par mais importante da realidade escolar. Cabe a eles o estabelecimento de relações intrínsecas e extrínsecas da escola com a comunidade, sendo mentores de possibilidades.

    2- As relações entre a escola e seu meio social sempre foram efetuadas em dupla direção,ou seja: tanto a sociedade já foi responsável por influenciar as teorias educacionais, como a escola já determinou alguns aspectos que afetaram a vida da sociendade.

    3- Para Karl Marx não há um determinismo social (Durkheim). Na verdade, o que encontramos é uma luta de classes, ou seja, a imposição das idéias de alguns sobre outros. A educação, nesse contexto, tem o risco de se vergar a essa visão de mundo e representar as idéias da classe dominante como sendo a verdade.
    Marx colabora para que percebamos que os valores da sociedade não são naturais ou imutáveis. Representam uma visão de mundo, oriunda de uma classe social definida e com interesses bastante particulare. Essa percepção nos ajuda muito a pensar sobre o papel da educação na sociedade, alertando para que não nos inclinemos em reflexão a tais valores e que sejamos capazes de propiciar um ensino amplo, que contemple as várias visões de mundo que são próprias da realidade social em sua diversidade e pluralidade.

    4- Teoria não-crítica pode mostrar-se distante da realidade social, não se preocupa com problemas sociais, acreditando haver saberes universais que não precisam de contextualização.
    Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova, Pedagogia Tecnicista.

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