2.2.13

Escola e Sociedade - N1

1- O que se entende por educação intencional?
2- De que forma o trabalho se estrutura nas sociedades complexas?
3- Qual a concepção de educação de Durkheim?
4- Quais as principais caracteristica da pedagogia que entende a escola com reprodução do estado?
É considerado crítica ou não critica. Justifique.

Um comentário:

  1. Anônimo10.2.13

    1- A educação intencional refere-se a influência em que há intenções e objetivos definidos conscientemente, como é o caso da educação escolar e extra-escolar. Há uma intencionalidade, uma consciencia por parte do educador quanto aos objetivos e tarefas que deve cumprir.

    2- Divisão do trabalho. Cada elemento do grupo social passou a ter funções específicas de modo a otimizar as ações, o que contribuiu muito para diiferenciar os papéis sociais assumidos pelos indivíduos de um mesmo grupo.

    3-Durkheim acredita que o ser humano, ao nascer, é uma espécie de tábula rasa, ou seja, um elemento vazio, uma espécie de recipiente ao qual devemos completar para que a criança seja, de fato um homem. Justamente aí está o papel da educação na concepção do autor. Ele acredita que o individuo não cria nada de novo em sua própria educação, ou seja a sociedade lhe impõe o que deve saber. Não há como se educar um filho, por exemplo, do modo que queremos. Temos que agregar a ele os valores vigentes da sociedade em que estamos, pois estes são os únicos verdadeiramente válidos. Chamamos isso de determinismo social. É por isso que a educação, em Durkheim, deve ser entendida como uma educação moral.

    4- Vertente educacional crítico-reprodutiva vê a escola como aparelho ideológico do Estado. Muito parecida com a teoria da escola como violência simbólica, esta também supóes que a educação escolar dissemina os valores sociais dominantes; só neste caso, tais valores são aqueles que interresam á dominação do governo, ou melhor, do Estado.

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