20.11.12

Intervenção e Aprendizagem: Adolescência - N1

1- Quais elementos o educador deve levar em considereação, segundo a literatura do módulo para ter um bom relacionamento grupal?
2- Descreva pelo menos 1 fator biossociocomportamental por que passa o adolescente com relação aos dominios: biologico, comportamental e social.
3- Descreva segundo Erikson, os principais fatores pelo qual o adolescente desenvolve sua personalidade.
4- Descreva de forma sucinta as principais alterações sofridas pelos adolescentes com relação a sua interação com familiares, amigos e colegas.

Um comentário:

  1. Anônimo25.11.12

    1- Para o educador ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos adolescentes, é preciso estar atento a todas as especificidades que o jovem encontra no decorrer dessa fase e que são fundamentais para a construção de sua identidade e da e da convivência em sociedade.

    2- Dominio biológico: capacidade para a reprodução biológica; desenvolvimento de caracteristicas sexuais secundárias; alcance do tamanho adulto.
    Dominio comportamental: realização de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático); formação da identidade.
    Dominio social: relãções sexuais, mudança para a responsabilidade fundamentais por si mesmo; inicio da responsabilidade pelas proximas gerações.

    3- Para Erikson, o adolescente desenvolve sua identidade por meio de um processo que depende dos seguintes fatores:
    -o julgamento que ele faz dos outros; - o julgamento que os outros fazem dele; - como ele vê o julgamento sobre outras pessoas; - como ele mantém em sua mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre outras pessoas;

    4- A interação com os familiares diminui pois o adolescente prefere ficar com amigos e colegas que tem os mesmos pensamentos e vontades.

    ResponderExcluir