21.11.12

Dimensões da Não-Aprendizagem - N2

1. A FOBIA ESCOLAR CARACTERIZA-SE POR UM TEMOR EXAGERADO DA CRIANÇA EM FREQÜENTAR A ESCOLA PODENDO APRESENTAR ALGUNS SINTOMAS FISIOLÓGICOS COMO:

  • ansiedade, vômito, diarréias, perda de apetite.
  • dor nas mãos e nos olhos
  • tristeza, confusão mental e calafrios.
  • timidez, agressividade, melancolia.

2. PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR SAUDÁVEL, O PROFESSOR DEVE:
  • ensinar a criança os conceitos: dentro–fora, acima–abaixo, direita–esquerda.
  • desenvolver atividades lúdicas onde as crianças possam expressar-se com o corpo.
  • encaminhar a criança a um psicomotricista.
  • utilizar cadernos quadriculados.
3. UMA DAS CRÍTICAS REALIZADAS À TEORIA DA CARÊNCIA CULTURAL PARA EXPLICAR O FRACASSO ESCOLAR É A DE QUE TAL PREMISSA:

  • não considera a importância da família na promoção do sucesso escolar.
  • não apresenta soluções práticas para questão do fracasso escolar.
  • acaba reforçando uma visão preconceituosa sobre as classes menos favorecidas, contribuindo para a difusão da idéia de que são inferiores culturalmente.
  • ignora os problemas emocionais que podem estar implicados na questão do fracasso.
4. A ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL É UM DOS ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR QUE SE CARACTERIZA COMO SENDO A CAPACIDADE DE:

  • empregar a força muscular nos movimentos que exigem deslocamento no espaço.
  • situar o próprio corpo no espaço e em relação aos objetos e obstáculos fixos e móveis.
  • perceber as diferenças lingüísticas.
  • perceber as noções temporais (antes, durante e depois).

Nenhum comentário:

Postar um comentário