7.4.13

FTPE DE HISTÓRIA - N2

1. LEIA:

Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
-faz com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
-possibilita a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela pesquisa.
-leva às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricos.
-faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos.

2. COMPLETE A FRASE ABAIXO COM AS PALAVRAS ADEQUADAS.
Até onde sabemos, a ______________________ é a única a ter consciência da necessidade de produzir as condições ____________________ de existências pelo trabalho organizado _______________________.
A sequência correta das palavras é:
espécie animal - ecológicas - naturalmente
espécie animal - vegetais - socialmente
espécie humana - espirituais - mecanicamente
espécie humana - materiais - socialmente

3. LEIA ABAIXO:
É importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:
-organizar trabalhos que levem à consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de vida.
-organizar trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
-construir trabalhos que mostrem a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir por que elas existem.
-buscar mostrar às crianças que essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.

4. SOBRE CALENDÁRIOS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
-a existência de vários calendários é uma mentira, pois o tempo passa de uma única maneira em todos os lugares.
-surgiram sem base científica, sendo difícil compreender como os diferentes povos construíram calendários semelhantes.
-atualmente, alguns calendários diferentes são usados no mundo e cada um deles é representante de uma cultura.
-atualmente, há apenas um calendário no mundo e todos os povos fazem uso dele, nos mais diferentes lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário