13.4.13

FTPE DE HISTÓRIA - N1

1- O que se entende por tempo social?
2- Quais os 6 eixos propostos pelo RCNEI para atuação junto ás crianças?
3- Pense e escreva uma proposta de utilização para crianças utilizando fontes sonoras para analisar o registro da história.
4- Explique a frase: "ao desenvolver uma nova abordagem da construção da história, os indivíduos são colocados como sujeitos da história, capazes de compor as fileiras da história e de sua construção com suas atitudes. pg51.

Um comentário:

  1. Anônimo14.4.13

    1- É o tempo histórico não é linear ou regular como o tempo físico e cronológico, mas formado por diferentes durações, já que está vinculado ás ações de grupos humanos ou de fenômenos que resultam nessas ações. Um exemplo disso seria a representação que a História ocidental apresentou para o começo do século XX. O tempo das ações humanas, portanto não obedeceria ao calendário e ao tempo cronológico.
    As periodizações históricas são expressões da cultura, ficando evidenciado o comportamento e os valores de uma determinada sociedade ou civiliação a partir da leitura e do grau de importância dado a determinado episódio ou fato.
    Têm-se a classificação em tempo do acontecimento breve: com uma data especifica.
    tempo da conjuntura: período de uma crise econômicas
    tempo da estrutura: no qual as mudanças são quase imperceptíveis.

    2-Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Música, Matemática.

    3- Por meio da música, os alunos podem observar as mudanças de estilo musical, não só de região para região como tb os estilos que caracterizaram cada época.

    4-É possível observar que está sendo desenvolvido, pelos diferentes "ramos" da História, uma nova linguagem pra narrá-la. Observa-se o resgate daqueles que haviam sido excluídos por ela. Destacam-se diferentes trabalhos nas variadas linhas/escolas historiográficas, movimento de criação que se deu em sua maioria a partir da década de 1960, como a História da Família, História das Mentalidades, História do Cotidiano, História Social, História da Alimentação, História Demográfica, etc. Todas essas vertentes, dentro de sua base teórica e metodologia específica, desenvolvem assuntos ou sujeitos como alimentação, morte, loucura etc.

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