13.4.13

FTPE DE HISTÓRIA - N1

1- No que consiste o conceito do sujeito histórico?
2- Como a história pode ajudar para que a criança desenvolva a criatividade e a cidadania?
3- Explique a afirmação:' os estudos históricos devem abranger 3 aspectos: identidade social a partir da relação entre o particular e o geral (cultura e localidade), noção de diferença e semelhança - o eu e o outro" pg 14. Analise cada um dos 3 ascpectos.
4- Quais as sujestões apontadas pelos autores para o Eixo natureza e Sociedade?

Um comentário:

  1. 1- São todos aqueles que, localizados em contextos históricos, exprimem suas especificidades e características, sendo líderes de luta para transformações mais amplas ou de situações mais cotidianas, que atuam em grupo ou isoladamente, e produzem para si ou para uma coletividade. Podem ser trabalhadores, patrões, escravos,reis, camponeses, políticos, prisioneiros, crianças etc.

    2-Discussões desde a estrutura da escola, as relações que ela estabelece com a comunidade, as opiniões e distribuição de responsabilidades no ambiente escolar, as relações entre professor e aluno e seus pares, bom como a apropriação do conhecimento, são norteadas por comportamento e conduta que revelam seu expirito democrático ou autoritário.
    A educação para a cidadania requer que os alunos, no convívio com essas relações, façam uma reflexão e extrapolem o ambiente escolar, compreendendo que essas tb são questões macro na sociedade.

    ResponderExcluir