13.4.13

FTPE DE HISTÓRIA - N1

1- Analise os conceitos de fato, sujeito e tempo histórico.
2- As noções sobre "educação e criança" se transformaram ao longo da história. Explique esta frase, exemplificando.
3- Explique o trecho a seguir exemplificando: " qualquer pessoa, independente de idade, sexo, raça, religião ou situação social, atuando em grupo ou isoladamente é um sujeito histórico, quer dizer é um agente da história". pg119
4- Diferentes tipos de fontes que podem ser utilizadas pelo historiador. Quais são estas fontes? Exemplifique.

Um comentário:

  1. Anônimo14.4.13

    1-Fato: O fato histórico é algum acontecimento ou evento cujo significado é importante para a compreensão do passado. Esses fatos podem ter ocorrido em um passado distante, bem como em um passado mais próximo.
    Sujeito: O sujeito histórico é o agente da ação social, escolhido pelos historiadores como foco de análise e importante para a compreensão dos estudos sobre a História.
    Tempo: A conceituação do tempo depende não somente da maneira como as pessoas o sentem em determinadas circunstâncias, com tb está relacionada com a noção/interpretação que diferentes culturas, em distintos períodos e espaços.

    2-Na Idade Média as crinças desmamadas já eram introduzida no mundo dos adultos, prova disso está nas iconografias da época, crianças vestidas como se fosse adulto. A concepções de criança e a preocupação com sua formação começaram a ser assunto de discussão a partir do século XIX.

    3- As novas abordagens que são efetuadas pela História, partem principalmente da caminhada historiográfica feita a partir da Escola dos Annales. Nessa Escola, lançou-se a idéia de que era preciso privilegiar o estudo das massas em lugar das personalidades conhecidas. Esse enfoque, lançou as bases da História Social na França e passou a dar conta de escrever sobre outros elementos da vida dos homens e da sua história. Era preciso encontrar os componentes da vida mais banal e cotidiana, tanto nos seus aspectos materiais, como nas suas manifestações mentais.

    4- A organização das fontes ou a busca de informação em diferentes recursos disponíveis ao historiador é quase um trabalho de investigação. As fontes utilizadas pelo historiador são das mais diversas formas. Como registros históricos, os restos de esqueletos e de casas, objetos de uso doméstico dos mais variados, como vestuário, desenhos, peças de cozinha, livros, cartas, obras de arte e outros.

    ResponderExcluir