2-O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança Este conceito é central para qual teoria psicológica?Explique e exemplifique.
3-Conceitue e explique: Equilibração e Conservação.
4-Qual o conceito de inteligência para Gardner e defina as diferentes inteligências propostas pelo autor.
1- Vygotsky
ResponderExcluirquanto mais instrumentos e signos se aprende, mais se amplia a gama de atividades que o sujeito pode aprender
aprendizagem de signos ocorre com a participação em situações de interação social com pessoas mais competentes no uso desses sistemas de símbolos.Desta forma, o desenvolvimento passa por uma fase externa.
enfoca a interação social
não é preciso esperar determinadas estruturas mentais se formarem para que a aprendizagem de um conceito seja possível. É preciso, no entanto, não ultrapassar a capacidade cognitiva do aprendiz quando se busca criar novas estruturas mentais
Piaget
enfoca o indivíduo como unidade de análise
é preciso esperar determinadas estruturas mentais se formarem para que a aprendizagem de um conceito seja possível.
2-A brincadeira, uma das atividades principais das crianças pequenas, tem natureza social, relacionada às condições concretas da criança na vida em sociedade.
Nas brincadeiras de faz de conta, a criança representa, pois já pôde constituir em seu pensamento, imagens, símbolos e idéias que vão sendo analisadas, confrontadas e diferenciadas, criando uma possibilidade para evolução daquele pensamento inicial.
3--a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
A conservação ocorre se tais estruturas sobrem acomodações bem sucedidas.
4-Gardner propõe uma nova visão de inteligência em sete diferentes competências, que se interpenetram às inteligências múltiplas.
1-Inteligência lingüística
2-Inteligência musical
3- Inteligência lógico-matemática
4-Inteligência espacial
5-Inteligência cinestésica
6-Inteligência interpessoal
7- Inteligência intrapessoal