2.12.11

Psicologia e educação - N1

1- Articule as condições históricas e a teoria de Freud. Aponte suas maiores contribuições para a Psicologia e para a Educação.
2 - Conceitue o desenvolvimento da linguagem e suas funções na constituição da pessoa na teoria de Wallon e na construção social da mente de Vygotsky.
3 - Qual o conceito de inteligência para Gardner e qual o impacto desse conceito para a Educação?
4 - Discuta o uso de instrumentos e a inteligência prática na teoria elaborada por Vygotsky.

Um comentário:

  1. 1- A noção de inconsciente era parte integrante da década de 1880, época em que Freud iniciava sua prática clinica. Esta era considerada assunto da moda.
    Desse modo, verifica-se que antes dos estudos de Freud sobre o inconsciente outros pesquisadores já discutiam a mente inconsciente. O mérito de Freud está em propor um modo de estudá-la. Muitos outros aspectos também estavam sendo estudados, como a sexualidade e os sonhos.
    - Na Psicologia contribuiu com a definição de instinto e pulsão, a idéia da personalidade humana, a sexualidade desde a infância e não limitada a genitália, o consciente e o inconsciente com material cientifico.
    - No contexto educativo Freud destaca a interferência de aspectos subjetivos, inconscientes na aprendizagem. Propõem que na sala de aula se dê lugar ao desejo do aluno, ao aprender. O professor é aquele que oferece possibilidades de aprendizagem ao aluno, observa-o e reflete com ele sobre o conhecimento conquistado. O professor informa, problematiza, interroga e ajuda a pensar.

    2-Antes do surgimento da linguagem falada, as crianças comunicam-se e constituem-se como sujeitos com significado, através da ação e interpretação do meio entre humanos, construindo suas próprias emoções, que é seu primeiro sistema de comunicação expressiva. Estes processos comunicativos - expressivos acontecem em trocas sociais como a imitação. Imitando, a criança desdobra, lentamente, a nova capacidade que está a construir (pela participação do outro ela se diferenciará dos outros) formando sua subjetividade. Pela imitação, a criança expressa seus desejos de participar e se diferenciar dos outros se constituindo em sujeito próprio

    3-Sua contribuição para a educação é a de verificar que o indivíduo não possui uma inteligência única, mensurável, inata, considerada por muitos pesquisadores.
    E mostrar que todos os indivíduos são inteligentes porém, de forma diferente e que suas inteligências são reforçadas, desenvolvidas ou não dependendo dos estímulos que recebem do ambiente/cultura que o cercam.

    4-- os processo mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente, memória voluntária, etc) têm origem em processos sociais.
    - o papel dos instrumentos e signos como mediadores destes processos
    Inteligência Prática – plano concreto, sem mediação simbólica.

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