2.12.11

Psicologia e educação - N1

1- Conceito de consciência para Wallon aponte seu processo de constituição e destaque sua importância para o desenvolvimento do indivíduo.
2- Qual a contribuição da teoria das inteligências múltiplas para o trabalho do professor?
3- Qual é a função da emoção na teoria de Wallon? Como desenvolver a afetividade a partir dos trabalhos com emoções.
4- Conceitue e explique: Equilibração: Conservação: Adaptação: Acomodação: Assimilação:

Um comentário:

  1. 1- -As emoções podem ser consideradas, sem dúvida, como a origem da consciência, visto que exprimem e fixam para o próprio sujeito, através do jogo de atitudes determinadas, certas disposições específicas de sua sensibilidade. Porém, elas só serão o ponto de partida da consciência pessoal do sujeito por intermédio do grupo, no qual elas começam por fundi-lo e do qual receberá as fórmulas diferenciadas de ação e os instrumentos intelectuais, sem os quais lhe seria impossível efetuar as distinções e as classificações necessárias ao conhecimento das coisas e de sim mesmo (WALLON)

    2-Teoria das Inteligências Múltiplas funciona como uma ferramenta que pode contribuir consideravelmente para o processo de ensino-aprendizagem, visto que parte do pressuposto de que a abordagem de ensino do professor deva privilegiar as características pessoais dos alunos frente a um determinado conteúdo.

    3-A afetividade, por sua vez, tem uma concepção mais ampla, envolvendo uma gama maior de manifestações, englobando sentimentos (origem psicológica) e emoções (origem biológica). A afetividade corresponde a um período mais tardio na evolução da criança, quando surgem os elementos simbólicos. Segundo Wallon, é com o aparecimento os elementos simbólicos que ocorre a transformação das emoções em sentimentos. A possibilidade de representação, que conseqüentemente implica na transferência para o plano mental, confere aos sentimentos uma certa durabilidade e moderação.

    4--a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
    -a conservação ocorre se tais estruturas sobrem acomodações bem sucedidas.
    -adaptação: movimento de equilíbrio contínuo (dinâmico) entre a assimilação e a acomodação. Com isso chega-se a equilibração.
    -assimilação: incorporação da realidade aos esquemas de ação do indivíduo ou o processo em que o indivíduo transforma o meio para satisfação de suas necessidades.
    -acomodação: reestruturação dos esquemas de assimilação. O novo conhecimento representa a acomodação.

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