2.12.11

Psicologia e educação - N1

1 - Quais as concordâncias e discordâncias entre a teoria de Wallon e Piaget?
2- Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência. Defina essa mudança.
3- Quais os impactos ou contribuições da psicanálise freudiana para a aprendizagem e a Educação?  - (Relacione a psicanálise freudiana com a educação).
4 - Discuta conceitualmente, a partir da Teoria de Wallon, a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho (2000): “A pessoa está em constante processo”.

Um comentário:

  1. Anônimo2.12.11

    1- Concordâncias:
    1º - estavam interessados no estudo da gênese dos processos psicológicos..
    2º - tinham a idéia do desenvolvimento cognitivo a partir de um desenvolvimento sensório- motor .
    3º - para o desenvolvimento cognitivo necessita de estabelecer a relação com os objetos, a diferença do outro.
    4º o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;
    5º propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget.
    Discordâncias:
    Wallon
    Pretendia a gênese da pessoa
    o DH se dava num ciclo funcional de alternância ora de intrapessoal (dentro) para enterpessoal (fora) ora de fora para dentro
    não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear
    Piaget
    a gênese da inteligência
    o DH se dava em relações de dentro (sujeito) para fora (ambiente).

    2- Gardner propõe uma nova visão de inteligência em sete diferentes competências, que se interpenetram às inteligências múltiplas.

    3- Freud destaca a interferência de aspectos subjetivos, inconscientes na aprendizagem. Propõem que na sala se dê lugar ao desejo do aluno, ao aprender. O professor é aquele que oferece possibilidades de aprendizagem ao aluno, observa-o e reflete com ele sobre o conhecimento conquistado. O professor informa, problematiza, interroga e ajuda a pensar.

    4-Para Wallon o DH se dá num ciclo funcional de alternância ora do intrapessoal para o interpessoal. Ou seja é um processo dinâmico de constante construção.

    ResponderExcluir