21.10.11

Psicologia e educação - N2

1. Segundo Maria Estrela, o termo disciplina tem, historicamente, diferentes significações:
- ler, escrever e fazer as quatro operações.
- experiências, informação e também o contexto.
- punição, direção moral e regra de conduta.
- valor moral, higiene pessoal e matéria escolar.

2. Henri Wallon propõe quatro campos funcionais como determinantes do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa que expõe todos eles.
- Afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu.
- Cognição, movimento, alegria e caracterização do não eu.
- Afetividade, cognição, desenvolvimento orgânico e psíquico.
- Afetividade, movimento, relação e a formação da pessoa total.

3. Quando estudamos as relações interpessoais e o grupo na escola, devemos contemplar alguns aspectos como:
- vivenciar, sentir e perceber as experiências.
- adaptação, assimilação e acomodação ao meio.
- sociabilidade, papel e grupo social.
- indivíduo, família e escola.

4. Assinale as crises psicossociais que, segundo Erik Erikson, ocorrem durante a adolescência e preparam as pessoas para serem adultos saudáveis.
- Confiança e autonomia, iniciativa e o sentimento de culpa.
- Isolamento e intimidade, integridade do eu e desintegração.
- Predomínio oral e predomínio anal, falocentrismo e latência.
- Identidade e confusão de papéis, intimidade e solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário