21.10.11

Psicologia e educação - N2

1- Leia abaixo:
Entender que a escola deve organizar-se por uma qualidade de ensino que promova a apropriação de valores humanos que contribuam para uma nova forma de ver e agir no mundo refere-se à tarefa humanizadora da escola. Essas ideias estão de acordo com Vygotsky, que define a escola como espaço
- de convivência social.
- de mediação.
- de aprendizagem.
- disciplinador.

2. Lev Vygotsky teve colaboradores importantes nos estudos que realizou. Quais são os nomes dos seus dois mais importantes colaboradores?
- Luria e Leontiev.
- Leontiev e Marx.
- Gomel e Kharkov.
- Luria e Engels.

3. Henri Wallon propõe quatro campos funcionais como determinantes do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa que expõe todos eles.
- Afetividade, movimento, relação e a formação da pessoa total.
- Afetividade, cognição, desenvolvimento orgânico e psíquico.
- Afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu.
- Cognição, movimento, alegria e caracterização do não eu.

4. A adolescência traz a oportunidade de ressignificar a identidade pessoal. A partir disso, podemos afirmar que
- a identidade pessoal está centralizada na identidade coletiva, a qual acompanha as modificações da atualidade.
- para o adolescente a identidade pessoal está centralizada na autossuficiência e em dar conta das dificuldades.
- a identidade pessoal está centralizada no ser necessário para o eu, com isolamento, intimidade e integridade do eu.
- a consciência do eu individual como um ser no mundo começa com a noção da individualidade do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário