3.10.11

Novas linguagens em educação - N1

1- No livro texto a autora apresenta uma série de tecnologia que fazerm parte de nosso dia-a-dia hoje, mas que partiram de invenções cientificas. Aponte duas dessas descobertas cientificas e discuta as alterações delas decorrentes, no cotidiano e na relação entre o tempo e espaço.

2- No item os códigos da modernidade a autora destaca o trabalho de Bernardo Toro (2002) articule essas sete competências com o trabalho pedagógico.

3- Articule a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) com o uso das tecnologias educacionais.

4- Quais as implicações para o trabalho do professor em sala de aula do uso com computador e de todos os seus aplicativos: editoração de texto, apresentações, jogos e internet.

Um comentário:

  1. Carla3.10.11

    1- A luz elétrica (1879)- Ela alavancou o desenvolvimento da industria e revolucionou o modo de vida das pessoas e hoje sem ela não vivemos.
    Telefone (1876)- Hoje cada vez mais o celular facilita a vida do usuário em todos os sentidos.

    2- Os estímulos aos quais a sociedade é exposta impulsionam uma mudança no papel da escola e, com isso, a necessidade de romper com velhos paradigmas educacionais, centrados em currículos frangmentados, em memorização e transmissão de informações.
    As habilidades linguísticas e lógico-matemáticas continuam essenciais, mas já não bastam. É importante ter acesso às informações, saber decodifica-las e compartilha-las para ampliar seu potencial de utilização, articulando diversas capacidades.
    O professor deve asumir uma postura de mediador no acesso ao conhecimento e contribuir para que se estabeleçam relações significativas, que levem a outros patamares de conhecimento.
    O aluno deve ser visto com agente ativo do processo, com interesses e produções singulares
    A avaliação não tem sua ênfase na memorização, mas nas relações e na aplicação dos conhecimentos em novos contextos.

    3- Como as pessoas recebe, processam e apresentam as informações de maneiras diferentes, de acordo com seu estilo próprio de aprendizagem. As tecnologias educacional colaboram nesse sentido, ampliando as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender.

    4- Que os professores sejam capacitados pra interagir com as novas tecnologias, que reconheçam a importância de novas formas de relacionar informação e de comunicar, visando preparar os alunos para serem sujeitos que possam exercer pelnamente sua cidadania na sociedade da informação.

    ResponderExcluir