3.10.11

Novas linguagens em educação - N1

1- Conceitualize inteligência para Gardner (1995) e relacione essa teoria com as sete competências apontadas por Bernardo Toro (2002) para uma participação produtiva na sociedade atual.

2- As tecnologias da Informação modificaram as formas como as pessoas se relacionam com o tempo e o espaço. Analise e discuta essa afirmativa, aponte argumentos para suas respostas.

3- Analise o uso das mídias na educação, apontando aspectos positivos e refletindo sobre os cuidados necessários para sua utilização.

4- Ao pensarmos no uso da tecnologia em nossa sociedade aponte duas invenções tecnológicas e seus usos um positivo e outro negativo. Discuta a questão do uso da tecnologia para o bem ou para o mal da sociedade.

Um comentário:

  1. Anônimo3.10.11

    1- A inteligência para Gardner é a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários.
    A habilidade linguística e lógico-matemática continuam essenciais, mas já não bastam. É importante ter acesso à informações, saber decodifica-las e compartilha-las para ampliar seu potencial de utilização, articulando diversas capacidades.
    Nesse novo contexto, a valorização de capacidade cognitivas individuais, valores pessoais e habilidades que favoreçam o trabalho em grupo assumem fundamental importância. Quer-se formar cidadãos atuantes em seu entorno social, com postura democrática, que saibam analisar os fatos e receber criticamente as informações.
    Teoria das sete competência (Bernardo Toro)
    1- Dominio da leitura e da escrita
    2- Capacidade de fazer calculos e resolver problemas
    3- Capacidade de análisar sintetizar e interpretar dados, fatos e situações
    4- Capacidade de compreender e atuar em seu torno social
    5- Receber criticamente os meios de comunicação
    6- Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
    7- Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

    2- A tecnologias da Infomação quebrou a barreira do tempo e do espaço modificando está relação. Por exemplo tem-se hoje a educação a distância é um exemplo disso porque independente onde a pessoa mora e o tempo ela pode estudar.

    3- Mídia na Educação tem-se
    - impressos (livro, revistas, jornais) e rádios
    - audivisuais (televisão)
    O uso da midia é positivo pois traz a informação (conteúdo) de forma simples, dinâmica e atrativa mas é importante análisa-la, aprofundá-la, decodifica-la e após fazer uma síntese do que realmente interessa, do que é util à ser trabalhado.

    4- Televisção - linguagens audivisuais, que exploram os sentimentos e emoção, partem do concreto e do imediato, exigem pouco esforço cognitivo, trazendo as informações ilustradas. Uso positivo relacionar a televisão com a cultura e educação. Uso negativo não analisar criticamente o que está sendo apresentado.
    Internet - é possivel obter acesso a um grande volume de informações e serviços, sem deslocamento físico. Uso positivo: bancos, e-commercie, noticias, recurso indispensavel para estar bem informado, Uso negativo - sites impróprios, noticias falsas é necessário filtrar informações adequadas.

    ResponderExcluir