1- Conceitualize inteligência para Gardner (1995) e relacione essa teoria com as sete competências apontadas por Bernardo Toro (2002) para uma participação produtiva na sociedade atual.
2- As tecnologias da Informação modificaram as formas como as pessoas se relacionam com o tempo e o espaço. Analise e discuta essa afirmativa, aponte argumentos para suas respostas.
3- Analise o uso das mídias na educação, apontando aspectos positivos e refletindo sobre os cuidados necessários para sua utilização.
4- Ao pensarmos no uso da tecnologia em nossa sociedade aponte duas invenções tecnológicas e seus usos um positivo e outro negativo. Discuta a questão do uso da tecnologia para o bem ou para o mal da sociedade.
1- A inteligência para Gardner é a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários.
ResponderExcluirA habilidade linguística e lógico-matemática continuam essenciais, mas já não bastam. É importante ter acesso à informações, saber decodifica-las e compartilha-las para ampliar seu potencial de utilização, articulando diversas capacidades.
Nesse novo contexto, a valorização de capacidade cognitivas individuais, valores pessoais e habilidades que favoreçam o trabalho em grupo assumem fundamental importância. Quer-se formar cidadãos atuantes em seu entorno social, com postura democrática, que saibam analisar os fatos e receber criticamente as informações.
Teoria das sete competência (Bernardo Toro)
1- Dominio da leitura e da escrita
2- Capacidade de fazer calculos e resolver problemas
3- Capacidade de análisar sintetizar e interpretar dados, fatos e situações
4- Capacidade de compreender e atuar em seu torno social
5- Receber criticamente os meios de comunicação
6- Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
7- Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
2- A tecnologias da Infomação quebrou a barreira do tempo e do espaço modificando está relação. Por exemplo tem-se hoje a educação a distância é um exemplo disso porque independente onde a pessoa mora e o tempo ela pode estudar.
3- Mídia na Educação tem-se
- impressos (livro, revistas, jornais) e rádios
- audivisuais (televisão)
O uso da midia é positivo pois traz a informação (conteúdo) de forma simples, dinâmica e atrativa mas é importante análisa-la, aprofundá-la, decodifica-la e após fazer uma síntese do que realmente interessa, do que é util à ser trabalhado.
4- Televisção - linguagens audivisuais, que exploram os sentimentos e emoção, partem do concreto e do imediato, exigem pouco esforço cognitivo, trazendo as informações ilustradas. Uso positivo relacionar a televisão com a cultura e educação. Uso negativo não analisar criticamente o que está sendo apresentado.
Internet - é possivel obter acesso a um grande volume de informações e serviços, sem deslocamento físico. Uso positivo: bancos, e-commercie, noticias, recurso indispensavel para estar bem informado, Uso negativo - sites impróprios, noticias falsas é necessário filtrar informações adequadas.