3.3.13

Gestão Educacional D C e Supervisão - N1

1- No texto " A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação " Eloisa da S de Oliveira e outros citam o quadro comparativo entre a escola que ensina e a escola como instituição que aprendente, elaborado por Heloisa Luck e nesse quadro, como aparece o papel do diretor.

2- O supervisor educacional é o profissional que luta contra uma avalanche de tarefas rotineiras e burocráticas, que impede muitas vezes de exercer sua atividade principal - o pedagogico. Cite no minimo duas atribuições desse profissional relacionadas ao pedagogico da escola.

3- Qual o papel que exerce na escola o projeto político pedagógico?

4- O diretor da escola é responsável pela articulação do processo decisório da instituição escolar como: projetar, planejar, organizar, controlar, elaborar, responsabilizar-se, decidir e avaliar. Cite no minimo duas atribuições do diretor elencadas por Eloisa de S.G. de Oliveira.

Um comentário:

  1. Anônimo9.3.13

    1-Na Escola que ensina o papel do diretor é: Gerente de operações dos órgãos centrais; Controlador das ações desenvolvidas.
    Na Escola aprendente o papel do diretor é: Articulador da sinergia dos talentos, competência e energia; Incentivador da cultura organizacional.

    2-Participar da definição da concepção de educação adotada pela instituição escolar e da forma como ela trabalha com o conhecimento e com o processo ensino-aprendizagem.
    --Comprometer-se com o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, em especial com os aspectos didáticos e metodológicos.
    --Elaborar, de forma participativa, o PPP da escola, acompanhando e avaliando as ações que lhe são compatíveis.

    3-Ele é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os partícipes da realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas e a maneira de operacionalizá-las de forma mais política, crítica e criativa.

    4--Coordenar a execução do PPP da escola, acompanhar as ações nos diferentes setores pedagógico e administrativos;
    --Participar das questões referentes aos aspectos pedagógicos da escola, conjugando-os com os administrativos.
    --Representar a escola junto aos órgãos oficiais, associações de classe, pais e comunidade em geral.
    --Administrar os recursos humanos, financeiros e matérias, obedecendo à legislação compatível.
    --Elaborar a proposta de previsão orçamentária e tributária da escola.

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