17.3.13

Profissão Docente - N1

1- Gatti (2003) cita que a formação continuada de professores é composta por uma multiplicidade de dimensões, cite duas delas e explique.
2- Mudanças na educação e na sociedade têm sobrecarregado o trabalho do professor que, na maioria das vezes, não tem formação adequada para lidar com essas questões. Que tipo de situação tem aparecido na escola que, de fato, vem dês-profissionalizando a profissão e fazendo com que se perca a identidade profissional? Cite algumas situações e comente-as
3-Na década de 1930 o modelo de formação de professores seguia o modelo da racionalidade técnica. Como se caracterizava esse modelo? Que tipo de críticas ele recebia?
4- Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é Administrar a Progressão das aprendizagens. Comente.

Um comentário:

  1. Anônimo22.3.13

    1-pg79 Especialidade: envolve a atualização de conhecimento dos professores, estando ancorada na constante reavalização do saber que deve ser escolarizável, é a que mais direciona a procura por projetos de formação continuada;
    Didática e pedagógica: envolve o desempenho de funções docentes e a prática social contextualizada. Parte-se da compreensão de que a prática docente é um prática social, e como tal historicamente definida pelos valores postos no contexto;
    Pessoal e Social: envolve a perspectiva da formação pessoal e do autoconhecimento, focada na necessidade de interação em contextos diversos e a necessidade de entender o mundo e a sua inserção profissional neste mundo.

    2-pg20 Preocupação, por parte do professor, mais com o "como" ensinar do que "o que" ensinar, isto é, substituindo o fundamental (os conteúdos) pelos acessórios (os procedimentos e as técnicas).
    Falta de fortalecimento da construção do conhecimento, na medida em que nossa sociedade não leva a sério a necessidade de formação e o nível cognoscitivo do professorado, caberia aos docentes valorizar as prerrogativas de sua própria formação didático-pedagógica.
    Alto índice de doenças físicas ou incapacidades psicológicas do professorado geradas pela insatisfação do fazer profissional;
    Meio escolar não evolui com a mesma rapidez das mentalidades e dos costumes do meio social.
    Falta de clareza do papel da escola no projeto da sociedade deixando vagos os objetivos, os programas e os métodos de ensino.

    3-pg72 Modelo que o professora é visto como um técnico, um especialista que aplica com rigor, na sua prática cotidiana, as regras que derivam do conhecimento e do conhecimento pedagógico.
    As críticas foram:
    - separação entre teoria e prática na formação profissional, a um longo tempo de preparação no qual era oferecido ao aluno um rol de disciplinas tanto técnicar como pedagógicas, e somente ao final da formação incluía-se o período da prática;
    - a prioridade dada à formação teórica em detrimento da formação prática;
    - a concepção da prática como mero espaço de aplicação de conhecimentos teóricos, sem um estatuto epistemológico próprio;
    - a convicção de que para ser bom professor basta o domínio da área do conhecimento específico que se vai ensinar.

    4-pg131 Administrar a progressão das aprendizagens - visão longitudinal do todo:
    - conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e possibilidades dos aprendizes.
    - adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.
    - estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem.
    - Observar e avaliar os aprendizes em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
    - Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão rumando em direção a ciclos de aprendizagem.

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