21.9.12

FTPE de Ciência - N1

1- Explique o que é solo e porque é importante ensinar sobre ele.
2- Descreva sucintamente o que são leis cientificas.
3- Segundo o módulo FTPE de Ciências, o filósofo Francis Bacon propunha uma forma específica para o estudo da natureza. Qual era esta forma?
4- O planeta Terra tem um raio de quase 6.400 Km, no entanto as escavações e sondagens mais profundas chegaram ao máximo a 13 Km. Para se obter informações do interior inacessível do planeta, os pesquisadores utilizam métodos indiretos de investigação: sismologia e a comparação com meteoritos. Explique, de forma breve como estes métodos indiretos auxiliam na compreensão do planeta terra.

FTPE de Ciência - N1

1- Considere o texto abaixo: A investigação é uma importante estratégia no ensino de ciências. Ela é uma atividade multifacetada, que envolve observar, perguntar, examinar livros e outras fontes de informação para ver o que já é conhecido, planejar investigações revendo o que já sabe de luz de evidências usando ferramentas, para analisar e interpretar dados, propor respostas, explicações, previsões e finalmente comunicar os resultados. Considerando que a habilidade e competência do professor são imprescindíveis nas aulas como investigação, cite 3 características que o professor precisa ter.
2- Considere o texto abaixo a respeito da avaliaçãoo no ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdo e aos objetos propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes. A partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida pelos parâmetros nacionais para as ciências naturais.
3- Cite 2 características do conhecimento teológico, segundo a leitura do módulo FTPE de Ciências
4- Considere a afirmação abaixo:
Um problema que existe, ainda hoje, em muitas salas de aula, é um ensino dicotomizado entre a ciência doo quadro-de-giz (meramente reprodutiva, preocupado com a memorizaçãoo de conceitos cientifícos) e a "ciência" do cotidiano do aluno (mais próxima do aluno e usada por ele para explicar a realidade). Que proposta para o ensino de Ciências Naturais os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem para superar este ensino dicotomizado?

FTPE de Ciência - N1

1- Dê duas características da pedagogia relacional?
2- O que o professor precisa ter nas aulas de investigação?
3- Quais são as diferenças de ciências naturais e ciência humanas? Dê exemplos.
4- Como método de investigação, sismologia e comparação com meteoritos auxiliam na compreensão do planeta terra. Explique.