14.10.12

Educação, Corpo e Movimento - N1

1- Na educação infantil devemos nos preocupar em desenvolver três habilidades motoras. Quais são elas? Comente.
2- Cite 3 orientações para elaboração de programas destinados as crianças e comente-as.
3- Diferencie os conceitos: movimento, apredizado motor, movimento motor, habilidade motora.
4- Comente: a Psicomotricidade é uma área de estudo multidiciplinar, abrange o individuo de modo global: corpo, mente, movimento, expressão e afetividade.

Um comentário:

  1. Anônimo14.10.12

    1- pg 23 Na educação infantil, devemos nos preocupar em colaborar para o desenvolvimento de 3 habilidades motoras fundamentais:
    -Locomoção: quando a criança explora os potenciais motores do seu corpo, movimentando-se em relação aos espaços onde se encontra
    -Estabilidade: é a batalha travada diariamente contra a força da gravidade. Essa habilidade dá maior controle sobre a musculatura e permite que o individuo fique em pé, contrariando a força da gravidade.
    -Manipulação: engloba a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos, até que a criança atinja maior controle e precisão na manipulação de objetos da vida cotidiana.

    2- pg134 -Cada aula deve ser cuidadosamente preparada em termos de conteúdo e estratégia, além de estar ligada ás aulas anteriores
    -Em todas as aulas, introduzir e manter os procedimentos organizacionais de modo a favorecer a segurança física e espiritual de todos os alunos.
    -As tarefas motoras e as habilidades devem ser detalhadamente planejadas e, se necessário, devem conter a demostração dos exercícios.

    3- pg23 -Movimento: alteração nas posições de quaisquer parte do corpo
    -Aprendizado motor: variações do comportamento motor em função das experiencias vividas pelo individuo.
    -Habilidade motora: padrão de movimento baseado na precisão, no controle e na acuidade do individuo.

    4- Essas múltiplas dimensões devem ser valorizadas nos ambientes escolares . Cabe o educador infantil promover a educação psicomotora (voltada ao movimento contextualizado) para colaborar no desenvolvimento integral de seus alunos.

    ResponderExcluir