14.10.12

Educação, Corpo e Movimento - N1

1- A Educação Física atual se fundamenta em quais estudos?
2- Qual a relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo?
3- Disserte sobre a impotância da música na educação infantil?
4- O desenvolvimento motor pode ser tratado pelos educadores e pesquisadores como um processo ou produto? Diferencie as duas abordagens.

Um comentário:

  1. Anônimo14.10.12

    1- pg9 A Educação Física atual se fundamenta nos estudos da filosofia, da psicologia, da sociologia e da fisiologia, além dos aspectos didáticos-pedagógicos propriamente ditos. Portanto, para o professor que irá orientar um adequado programa para seus alunos, ou uma pessoa que deseja praticar exercícios físicos com segurança, é indispensável abservar, informar-se, conhecer e estudar os tópicos de filosofica, psicologia, sociologia demandados pela área da atividade física e da Educação Física.

    2-pg 47 O atual avanço tecnológico gera um modelo de vida sedentária, Controles remotos, computadores, carros e máquinas automatizadas, entre tanto outros objetos, favorecem as posturas corporais estáticas. Muitas vezes, as pessoas preferem ficar sentadas a praticar esportes, jogor, correr e caminhar. Acostumadas ao conforto, até mesmo as caminhadas curtas tornaram-se saídas de carro.

    3-pg64 Ao falar sobre a dança, não podemos deixar de considerar a música, pois as atividades de dança partem de estímulos sonoros. Na Educação Infantil, a dança conjugada à música colabora pra um desenvolvimento integrado da mente e do corpo, facilitando aprendizagem e o desenvolvimento motor. E quem não se emociona ao ver uma criança que acabou de aprender a caminhar embalando-se ao ritmo de uma música?

    4-pg22 O desenvolvimento motor pode ser tratado pelos educadores e pesquisadores como um processo ou um produto. Como produto, ele é visto apenas sob a perspectiva do desempenho das habilidades motoras do sujeito. Mas visto sob uma óptica mais ampla, como um processo, ele é definido pela observação das aptidões humanas (relações entre o homem, seu ambiente, seu comportamento e suas habilidades motora). Esta útima abordagem abrange, então, o desenvolvimento integral do individuo.

    ResponderExcluir