24.4.12

Políticas Públicas em Educação - N1

1- A inclusão de alunos com necessidades especiais é competência pelas Políticas Públicas Brasileira. Descreva como surgiu o conceito de Educação Inclusiva.
2- Explique o que vem a ser Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)?
3- De acordo com Simons(1979), in Valle, quando a escola assumirá sua função libertadora?
4- Como Favero e Andrade definem a Política Pública da Educação de Jovens e Adultos no Brasil?

Um comentário:

  1. Anônimo24.4.12

    1- A proposta de Educação Inclusiva tem sua gênese na Conferância Mundial de Educação para Todos, promovida pela Unesco, em 1990, na Tailância. Nesse evento, por meio de um Plano de Ação, foi estabelecida uma orientação político-filosófica relativa ás propostas educacionais dirigidas aos alunos com necessidades educacionais especiais para contemplar questões básicas de aprendizagem.pg 147/148
    2- O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciatiiva pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
    O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtido no Censo Escolar, e médias de desemplenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o pais, e a Prova Brasil para os Municipios.
    3- Por meio do diálogo entre educador e seus educandos, dos educandos entre si, e de todos com as realidades naturais e culturais da comunidade, as populações caminharão para o autogoverno e para a participação dos homens na construção da vida coletiva.
    A escola assumirá sua função libertadora, pela utilização do debate e do diálogo como métodos, tendo o professor como animador do grupo, a sala de aula como um grande espaço de pesquisa, investigação e exercícios da concidadania.
    4- A EJA no Brasil, sempre ocupou espaço reduzido nos sistemas educativos, com um caráter estritamente compensátório e quase que exclusivo dos desprovidos de valor social. Os currículos, conteúdos, métodos e materiais didáticos utilizados na EJA geralmente reproduzem inadequadamente os modelos voltados ás crianças.

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