25.4.12

Educação de Jovens e Adultos - N1

1- Comente o que foi significativo, na História da EJA, em sua opinião de 1970 a 1990.
2- Escreva sobre a importância de Paulo Freire na atualidade da EJA e a educação como um todo.
3- Elabore uma lista sobre as características do aluno da EJA.
4- Lindeman realizou em 1923 um dos mais antigos estudos sobre Andragogia, estabelecendo cinco pressupostos. Explique com suas palavras o que é Andragogia e comente o pressuporto abaixo:
A orientação de aprendizagem do adulto esta centrada na vida...

2 comentários:

  1. Anônimo25.4.12

    1-
    1970 e 1980
    Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) se caracterizou como principal ação do Governo Federal na área de alfabetização de adultos a partir dos anos de 1970. Sua metodologia parecia 'inspirada' no Método Paulo Freire, mas na realidade já trazia as discussões prontas e, consequentemente, a ideologia tb.
    Em 1985, o Mobral encerrou suas atividades e, em seu lugar, foi criada a Fundação Educar. Essa fundação realizava projetos com repasse de recursos diretos para instituições e secretarias de educação.
    1990
    O presidente Fernando Collor extinguiu a Fundação Educar, e em seu lugar não foi criada qualquer outra instituição, o que gerou uma espécie de vácuo na atuação governamental na área da EJA, até 1997, quando Fernando Henrique, foi implementado o Programa Alfabetização Solidária.pg17
    2- Para marcar a força da proposta de Freire, vamos ver que é na "politização do ato educativo" que reside a sua maior novidade. O pensamento freireano tem com base enxergar a Educação como um processo que sirva de liberação, e não de domesticação do homem. É isso o que, de fato, se constitui como fundamento de sua contribuição. Ele nos convoca a construir um novo olhar para a Educação como um todo, e faz isso a partir da EJA.pg55
    3- O jovem e o adulto trazem experiências de vida que devem ser sempre o ponto de partida para sua alfabetização.
    Características:
    Alunos com mais idade:
    - O aluno que não teve oportunidade de estudar;
    - está inserido no mercado de trabalho;
    - busca formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de trabalho
    - é responsável, pois tem familia a qual deve sustentar;
    - possui limitações, mas busca solucioná-las, pois tem muita força de vontade;
    - tem consciência da necessidade de aprender;
    - valoriza suas conquistas estabelecendo associações por decisão própria e perseverança;
    Alunos mais jovens:
    - O aluno que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina;
    - Multi-repetentes no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos;
    - Não tem responsabilidades
    - Muitos prejudicam o processo de aprendizagem;
    - Vêem a escola como um espaço de socialização.
    Características relacionadas à linguagem:
    - Simplicidade;
    - Reprodução da fala do cotidiano;
    - Utilizam a bagagem de conhecimento de sua vida;
    - Varia de acordo com o tipo de ocupação ou atividade profissional.
    Características relacionadas ao pensamento.
    - Pragmático;
    - Diferentes níveis de letramento;
    - Pouca criatividade;
    - Varia de acordo com os conhecimentos empíricos adquiridos.
    Dificuldades principais dos alunos EJA na sala de aula:
    - Medo de não se alfabetizar;
    - Cansaço;
    - Bloqueio na assimilação dos conteúdos e da realidade;
    - Vergonha;
    - Horários de trabalho (horas extras, plantões;)
    - Ausência nas aulas;
    - Preocupações familiares.
    Dificuldade dos alunos da EJA no cotidiano:
    -Compreensão do funcionamento cognitivo em função do pertencimento dos alunos jovens e adultos a diferentes grupos culturais;
    - Elementos fundamentais para o trabalho bem-sucedido na EJA;
    - Efeitos dos programas educativos sobre as condições de alfabetismo dos jovens e adultos
    FONTE
    http://ejagrupo11.pbworks.com/w/page/3751514/CARACTER%C3%8DSTICAS%20DO%20ALUNO%20DA%20EJA
    4- A palavra Andragogia andrós significa homem e agodé significa condução. Sendo assim, a palavra andragogia é utilizada para designar a educação dos homens (e é claro, também das mulheres). Sua formu~lação tem o objetivo de marcar a diferença dos processos educativos de crianças e adultos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25.4.12

    4- A orientaçõs de aprendizagem do adulto está centrada na vida; por isso, as unidades apropriadas para organizar seu programa de apresndizagem são as situações de vida, e não disciplinas.

    ResponderExcluir