21.3.12

Avaliação da Educação - N1

1- Como podemos entender a afirmação de Arroyo (2000) "Pensar a escola para além do fracasso e do sucesso escolar"?
2- Explique qual a relação entre a avaliação emancipadora e a construção de um currículo para uma escola democrática.
3- Comente sobre a possiblidade de investimento na formatividade da avaliação.
4- Descreva uma competência avaliada no ENEM.

Um comentário:

  1. Anônimo21.3.12

    1- Podemos entender que para o Arroyo é fundamental a função da escola como formadora e constituidora da humanidade. Isto exige muito mais do que um olhar técnico, e sim posicionamento político e ético.
    2- A avaliação emancipadora é calçada em principio que se recuperem o humano e possibilitando que os alunos possam compreender sua história como uma história cultural e social. A ação pedagógica formadora emancipadora precisa garantir a vez e a voz dos seus sujeitos. Nesta visão a avaliação contribui firmemente para a construção de um novo currículo, de novos conteúdos, práticas de sala de aula, projetos interdisciplinares, compromissos sociais.
    3- Poderia haver a possibilidade de investimento, na criação de espaços de discussão, reflexão e pesquisa na escola. A construção de práticas coletivas e dialógicas entre os professores. Uma democratização dos currículos escolares.
    4- Construir áreas do conhecimento para a comprensão de fenõmenos naturais, de processos históricos e geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

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