11.3.12

Avaliação da Aprendizagem - N2

1. Os itens de testes de aproveitamento escolar, quando cuidadosamente elaborados e organizados, podem alcançar finalidades educativas/construtivas.

É importante que eles sejam fonte de diálogo. Nesse sentido, podemos afirmar que:              

I. a avaliação das produções dos estudantes nos testes de aproveitamento escolar deve servir prioritariamente à compreensão e à melhoria do processo de aprendizagem.
II. a intencionalidade deve ser formativa em todos os momentos do planejamento, elaboração, aplicação, correção e avaliação.
III. o aluno deve ser um sujeito ativo-participante dessa avaliação, tendo liberdade de colocar suas dúvidas, solicitar explicações para compreender o seu processo de aprendizagem.
Das afirmativas acima estão corretas
- somente I e III.
- somente I e II.
- I, II e III.
- somente II e III.

2. Um instrumento onde se encontra todos os trabalhos, dúvidas e correções utilizadas pelos alunos no decorrer do ano em determinada disciplina.
Segundo Souza, essa é a definição de

- diário de campo.
- avaliação formativa.
- portfólio.
- checklist.

3. Leia abaixo:
 A ênfase na prova, como o principal e/ou único instrumento de avaliação (abordagem quantitativista da avaliação), faz parte de uma lógica seletiva e classificatória predominante nas pedagogias tradicionais e tecnicistas, úteis aos interesses da burguesia e da globalização de mercado. Precisamos sim problematizar a pedagogia dos exames, como denomina Carlos Cipriano Luckesi, para construir novos modos de conceber e praticar a avaliação na escola, que possam contribuir de fato com a democratização da escola e da educação brasileira.
Essa afirmação está
- totalmente correta.
- totalmente incorreta.
- parcialmente correta.
- baseada em uma premissa equivocada.

4. Uma escola que se proponha a construir uma avaliação numa perspectiva formativa e emancipadora deve, entre outras ações importantes,

- ser a expressão das Diretrizes Curriculares Nacionais e das orientações pedagógicas da direção e coordenações de área, objetivando a formação do cidadão pouco crítico.
- garantir a vez e a voz dos seus educadores no cotidiano escolar, construindo um coletivo pedagógico forte e consolidando o diálogo crítico entre professores, alunos e famílias.
- organizar regras que devem ser seguidas pelos educadores, de modo a garantir o desenvolvimento da proposta pedagógica dentro dos padrões estabelecidos pela equipe de gestores.
- estudar a avaliação da aprendizagem, numa abordagem tecnicista, procurando aproveitar as sugestões dos autores para desenvolver técnicas e instrumentos que melhorem a qualidade do ensino e da aprendizagem.






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