17.3.13

Profissão Docente - N1

1- Gatti (2003) cita que a formação continuada de professores é composta por uma multiplicidade de dimensões, cite duas delas e explique.
2- Mudanças na educação e na sociedade têm sobrecarregado o trabalho do professor que, na maioria das vezes, não tem formação adequada para lidar com essas questões. Que tipo de situação tem aparecido na escola que, de fato, vem dês-profissionalizando a profissão e fazendo com que se perca a identidade profissional? Cite algumas situações e comente-as
3-Na década de 1930 o modelo de formação de professores seguia o modelo da racionalidade técnica. Como se caracterizava esse modelo? Que tipo de críticas ele recebia?
4- Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é Administrar a Progressão das aprendizagens. Comente.

Profissão Docente - N1

1- Comente a frase "(...) a prática profissional constitui um lugar original de formação e produção de saberes práticos (...)".
2- Comente a frase "(...) tal proletarização tem gerado, por parte dos professores, uma maior consciência do fato de que, para mudar esta situação é imprescindível a busca pelo profissionalismo(...)".
3- Comente a ideia de Paulo Freire "(...) quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender (...)".
4- Confrontar teoria e prática faz parte das atitudes que constituem a identidade docente. Comente esta afirmação.

Profissão Docente - N1

1- Comente a frase: "... os programas de formação de docentes estão impregnados de diferentes concepções, refletindo uma prática que ainda tem como base o domínio do conteúdo específico desarticulado da realidade."
2- "A formação docente deve estar em consonância como o momento histórico vivido". Comente a afirmação.
3- A autora Guiomar Namo de Mello aponta uma discrepância entre a formação do professor e a realidade do ensino básico no Brasil. Qual seria esse problema? Cite uma solução apontada pela autora.
4- Anísio Teixeira, em 1933 propôs mudanças na formação docente e fazia críticas a escola normal. Que critícas eram essas? O que ele propunha para mudar esse quadro?

12.3.13

Gestão Educacional D C e Supervisão - N1

1- Liderança é um atributo importante na atuação do gestor escolar.  A partir desta afirmação relacione cinco atitudes que demostram a atuação de um lider.
2- A partir dos estudos feitos sobre gestão participativa elabore uma situação problema que tenha como foco o papel da organização escolar no mundo globalizado.
3- Apresente quais foram as críticas feitas a Taylor.
4- Cite 3 formas efetivas de participação coletiva em uma gestão escolar.

10.3.13

Gestão Educacional D C e Supervisão - N1

1- Qual a importãncia da construção do Projeto Político Pedagógico para a escola?
2- Cite quatro características de um diretor capaz de exercer liderança educacional.
3- A autonomia está sempre associada a ideia de liberdade, que é um principio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Ela está ligada também a temática da democracia, da independência e da participação. Qual o papel da autonomia referente a escola e a familia?
4- Na escola o gestor coordena o processo cooperativo e participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor deve implementar com relação ao Projeto Pedagógico da escola?

Gestão Educacional D C e Supervisão - N1

1- Explique os princípios da Organização Racional do Trabalho, segundo Taylor.
2- Explique as implicações que a vertente ecológica da Psicologia traz para a escola e suas relações.
3- O que significa "competência da área de gestão?
4- Como os gestores podem utilizar a avaliação de sistema educacional para melhoraros processos da escola?

9.3.13

Gestão Educacional D C e Supervisão - N1

1-Explique o papel da avaliação institucional na deflagração das mudanças necessárias na instituição e o papel do gestor nesse processo?


2-A equipe técnico-pedagógico é responsável pela articulação do sistema de avaliação que engloba a avaliação da aprendizagem e a avaliação institucional (interna e externa). Que papel desempenha a avaliação institucional?

3-A gestão escolar pode assumir várias modalidades dentre elas a Gestão Tradicional e a Gestão Participativa ou colegiada. Escreva sobre cada uma delas.

4-De acordo com a autora Eloíza S.G.de Oliveira a comunicação constitui-se em um recurso estratégico para revigorar a cultural organizacional. Qual a importância da comunicação para revigorar a cultura institucional?

3.3.13

Gestão Educacional D C e Supervisão - N1

1- No texto " A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação " Eloisa da S de Oliveira e outros citam o quadro comparativo entre a escola que ensina e a escola como instituição que aprendente, elaborado por Heloisa Luck e nesse quadro, como aparece o papel do diretor.

2- O supervisor educacional é o profissional que luta contra uma avalanche de tarefas rotineiras e burocráticas, que impede muitas vezes de exercer sua atividade principal - o pedagogico. Cite no minimo duas atribuições desse profissional relacionadas ao pedagogico da escola.

3- Qual o papel que exerce na escola o projeto político pedagógico?

4- O diretor da escola é responsável pela articulação do processo decisório da instituição escolar como: projetar, planejar, organizar, controlar, elaborar, responsabilizar-se, decidir e avaliar. Cite no minimo duas atribuições do diretor elencadas por Eloisa de S.G. de Oliveira.