12.12.12

Escola e Sociedade - N1

1- Quais as principais características da Pedagogia Tradicional? Ela é considerada uma teoria educacional crítica ou não crítica? Justifique.
2- Qual a concepção de educação em Nietzsche?
3- Qual o papel da associação  de pais e mestres na estrutura da escola?
4- De que forma a escola desenvolve a autonomia dos alunos?

Um comentário:

  1. Anônimo10.2.13

    1- A Pedagogia Tradicional é aquela fundamentada na disciplina, o saber está nas mãoes do professor, que o transmite aos alunos como se eles fossem elementos passivos na relação de ensino e aprendizado. A partir de todo esse cerceamento da liberdade individual resta pouco espaço para uma crítica social, o que exigiria flexibilidade nas opiniões e troca de idéias. Essa vertence pedagógica já conta com idéias preestabelecidade e, assim, não há nada para o aluno acrescentar. Por essas razões é que a Pedagogia Tradicional deve ser considerada uma teoria não-crítica da educação.

    2- Para Nietzsche, uma educação verdadeira deve almejar um homem forte. Isso corresponde a um individuo que não se vergue a essa tábua de valores que despreza a vida. A educação deve valorizar a existência e fazer com que o individuo se recuse a aceitar os valores daquilo que Nietzsche chama de "moral de rebanho". O espirito que a educação deve oferecer ao homem, a este é o espirito forme, aquele que é capaz de assumir sua própria vida como projeto maior e que percebe na cultura elevada não um código para a polidez social, mas antes, uma forma de assumir o projeto humano como meta para si mesmo.

    3- Podem funcionar como conselheiros da escola e do próprio diretor. Como uma importante contribuição para a democratização das ações escolares.

    4- Ser capaz de construir saberes que ofereçam aos alunos possibilidades para a formação da opinião, dos conceitos e dos discursos. Por meio desse posicionamentos, os alunos podem ser, de fato, atuantes na realidade social, aspectos principais que uma boa formação do cidadão deve conter.

    ResponderExcluir