20.7.14

Teorias e práticas da psicopedagogia institucional




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1. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, REALIZADA COM QUALIDADE E FREQÜÊNCIA, PROMOVE A:

  • redução dos problemas de indisciplina em sala.
  • aprendizagem de métodos e técnicas eficazes.
  • consciência crítica do professor e, consequentemente, a escolha de técnicas de ensino adequadas, e a busca de uma prática pedagógica consciente e eficaz.
  • eficiência do trabalho burocrático.
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2. A participação dos pais na vida dos filhos é fundamental para a aprendizagem, e isso significa

  • sempre que a criança apresentar dificuldades para aprender, a causa está no seio familiar.
  • comparecer frequentemente à escola.
  • auxiliar os filhos no dever de casa.
  • demonstrar aos filhos que a escola possui um valor para a família por meio de atitudes de respeito ao conhecimento.
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3. Há uma relação importante entre os conteúdos escolares e a afetividade do aluno, pois

  • todos os conteúdos de ensino são prazerosos.
  • muitos professores utilizam o conteúdo como forma de punição.
  • por meio dos conteúdos, não podemos ensinar atitudes.
  • para a Psicopedagogia, o conteúdo é o vínculo entre professor e aluno.
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4. Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve

  • considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem.
  • aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
  • ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.
  • apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
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