1. O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber sobre o funcionamento das relações humanas.
- Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?
- Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.
- A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
- O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
- Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição.
2. O Modelo Nosográfico de Jorge Visca nos propõe uma leitura das dificuldades de aprendizagem.
- Assinale a alternativa que descreve os obstáculos a serem considerados na avaliação das dificuldades de aprendizagem
- Afetivo, epistemofílico e funcional.
- Funcional, reativo e cognitivo.
- Epistêmico, epistemofílico, funcional e epistemológico.
- Epistêmico, dinâmico e de temática.
3. A Epistemologia Convergente, teoria de Jorge Visca, propõe a concepção da aprendizagem a partir de três axiomas teóricos, que são:
- o estruturalismo, a interdisciplinaridade e a epistemologia genética.
- a Neuropsicologia, a Psicanálise e a Sociologia.
- Escola de Genebra de Piaget, Escola Psicanalítica de Freud e Escola da Psicologia Social de Pichon Riviére.
- teoria sistêmica, teoria psicanalítica e a teoria neuropsicológica.
4. Os sistemas podem ser abertos ou fechados, conforme a Teoria Geral dos Sistemas.
- Como podemos identificar, por exemplo, se uma instituição escolar se caracteriza como sistema aberto ou fechado?
- Pela distribuição dos conteúdos na grade curricular.
- Pela sua capacidade física de acomodar seus alunos.
- Pela sua estatística no que se refere à evasão de alunos.
- Pelo grau de trocas que essa instituição faz com outros sistemas de seu ambiente.