13.4.13

FTPE DE HISTÓRIA - N1

1- O que o RCNEI sugere como conteúdos e atividades a serem desenvolvidas com a criança?
2- Utilizando fontes visuais para analisar o registro da história pense e escreva uma proposta de utilização para crianças de 5 a 7 anos.
3- No que consiste a chamada história positivista?
4- Analise e explique a frase: " os grupos sociais são diferentes por várias razões como: estão localizados em espaços geográficos diferentes portanto precisam se adaptar a eles, estão organizados em diferentes épocas... ou ainda esse grupos podem viver no mesmo espaço e no mesmo temo histórico mais tem vida diferentes dependendo da sua cultura material ou do grupo a que pertencem pg140.

FTPE DE HISTÓRIA - N1

1- No que consiste o conceito do sujeito histórico?
2- Como a história pode ajudar para que a criança desenvolva a criatividade e a cidadania?
3- Explique a afirmação:' os estudos históricos devem abranger 3 aspectos: identidade social a partir da relação entre o particular e o geral (cultura e localidade), noção de diferença e semelhança - o eu e o outro" pg 14. Analise cada um dos 3 ascpectos.
4- Quais as sujestões apontadas pelos autores para o Eixo natureza e Sociedade?

FTPE DE HISTÓRIA - N1

1- O que se entende por tempo social?
2- Quais os 6 eixos propostos pelo RCNEI para atuação junto ás crianças?
3- Pense e escreva uma proposta de utilização para crianças utilizando fontes sonoras para analisar o registro da história.
4- Explique a frase: "ao desenvolver uma nova abordagem da construção da história, os indivíduos são colocados como sujeitos da história, capazes de compor as fileiras da história e de sua construção com suas atitudes. pg51.

FTPE DE HISTÓRIA - N1

1- Analise os conceitos de fato, sujeito e tempo histórico.
2- As noções sobre "educação e criança" se transformaram ao longo da história. Explique esta frase, exemplificando.
3- Explique o trecho a seguir exemplificando: " qualquer pessoa, independente de idade, sexo, raça, religião ou situação social, atuando em grupo ou isoladamente é um sujeito histórico, quer dizer é um agente da história". pg119
4- Diferentes tipos de fontes que podem ser utilizadas pelo historiador. Quais são estas fontes? Exemplifique.

7.4.13

FTPE DE HISTÓRIA - N2

1. LEIA:

Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
-faz com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
-possibilita a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela pesquisa.
-leva às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricos.
-faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos.

2. COMPLETE A FRASE ABAIXO COM AS PALAVRAS ADEQUADAS.
Até onde sabemos, a ______________________ é a única a ter consciência da necessidade de produzir as condições ____________________ de existências pelo trabalho organizado _______________________.
A sequência correta das palavras é:
espécie animal - ecológicas - naturalmente
espécie animal - vegetais - socialmente
espécie humana - espirituais - mecanicamente
espécie humana - materiais - socialmente

3. LEIA ABAIXO:
É importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:
-organizar trabalhos que levem à consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de vida.
-organizar trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
-construir trabalhos que mostrem a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir por que elas existem.
-buscar mostrar às crianças que essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.

4. SOBRE CALENDÁRIOS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
-a existência de vários calendários é uma mentira, pois o tempo passa de uma única maneira em todos os lugares.
-surgiram sem base científica, sendo difícil compreender como os diferentes povos construíram calendários semelhantes.
-atualmente, alguns calendários diferentes são usados no mundo e cada um deles é representante de uma cultura.
-atualmente, há apenas um calendário no mundo e todos os povos fazem uso dele, nos mais diferentes lugares.

3.4.13

FTPE de Geografia - N1

1- Qual é o papel do trabalho na produção do espaço?
2- Apresente uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula que permita as crianças compreender as diferenças entre o campo e cidade.
3- Qual a finalidade da realização de uma atividade como, "O caminho dos alimentos" para o ensino de Geografia?
4- Refletindo sobre os temas transversais aponte de que forma a Geografia pode se relacionar com o Tema Transversal Ética e Pluralidade Cultural?

FTPE de Geografia - N1

1- Apresente uma atividade que possibilite às crianças reconhecerem os principais processos produtivos (agricultura, indústria etc) de nossas sociedades.
2- Durante a evolução da Geografia surgiram várias correntes de pensamento que se apresentavam como alternativas para a explicação do espaço geográfico. Cite e apresente as principais características e uma dessas correntes do pensamento geográfico.
3- Refletindo sobre os PCNs, cite e explique 3 eixos temáticos com os quais a Geografia pode se articular.
4- Quais os procedimentos para construir um Mapa da sala de aula com alunos de ensino fundamental? Qual a finalidade desta atividade?

FTPE de Geografia - N1

1- Qual é o objetivo da Geografia de acordo com o autor do livro texto?
2- Refletindo sobre os temas transversais, aponte, de que forma a Geografia pode se relacionar como o tema transversal "Educação Sexual"?
3- De que forma a Geografia pode se articular com a música?
4- Em qual relação de atividades como a promoção de um "Baile de Carnaval", festas populares e contação de "causos e lenda" em sala de aula, contribui para a formação de nossos educandos do ensino fundamental.