12.2.13

Profissão Docente - N2

1. Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte,

o educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento dos fenômenos educativos.
o educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser humano.
a missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
o educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.

2. A lei que estabeleceu os parâmetros sob os quais deveriam ser treinados os professores das províncias brasileiras ficou conhecida como
Lei do Império.
Lei das Primeiras Letras.
Lei da Educação Brasileira.
Lei Lancasteriana.

3. Por meio de seus estudos, Eddy realizou uma descrição do início da carreira docente que se tornou clássica. Sobre a terceira etapa desse processo, é correto afirmar que
está ligada à descoberta dos alunos reais, que não correspondem ao esperado pelos professores.
constitui-se de uma crença de que os alunos não aprendem, por mais que os novos professores se esforcem.
a transição do idealismo para a realidade é marcada pela reunião formal de orientação.
o grupo informal de professores inicia os seus colegas novatos na cultura e no folclore da escola.

4. O ofício de ensinar exige
apenas saber ministrar uma boa aula.
a descoberta contínua, incorporando e aplicando novas e mais eficientes habilidades e conhecimentos.
a habilidade de dominar o conhecimento e se relacionar com os alunos.
apenas o domínio do saber sistematizado.

Gestão Educacional: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO - N2

1. O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que


- a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.

- pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.

- não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que caracteriza a autonomia.

- é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico.



2. Observe abaixo:

"Escámez e Gil, ao falarem do ?protagonismo? na Educação, desenvolvem um belo estudo sobre autonomia e responsabilidade docente. Ele se aplica perfeitamente aos estudos sobre a formação gestora para a escola, e fala da aquisição de três grupos de capacidades, nos âmbitos cognitivo, avaliativo/afetivo e comportamental."

(ESCÁMEZ, Juan; GIL, Ramón. O Protagonismo na Educação. Porto Alegre: Artmed, 2003.)



A melhor definição do âmbito cognitivo das competências gestoras é (são)

- a capacidade de construir lugares de compartilhamento e reflexão coletiva com os demais professores, apontando sempre para uma "autoformação participada e contínua".

- capacidades de autonomia ou domínio sobre si mesmo, de resistência a pressões internas e externas à escola, de assumir as consequências das próprias decisões, de valorizar e comprometer-se com a tarefa de construir um mundo melhor.

- a capacidade de realizar, na comunidade concreta em que se vive, as ações pretendidas; de articular eficazmente os meios disponíveis com as metas pretendidas.

- capacidades de deliberação; de avaliar as próprias ações, atentando às circunstâncias em que foram produzidas; de analisar as ações como expressão de valores; de compreender que as ações repercutem sobre o mundo e sobre os outros, afetando o futuro.



3. Observe:

A mudança institucional que requer do gestor escolar competências técnicas organizativas, pessoais (sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição), sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre

- nos processos desenvolvidos no interior da instituição.

- nas relações institucionais.

- na identidade da instituição escolar.

- nos recursos da instituição.

4. Observe:

responsabilidade pela implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo conselho da escola, compete

- aos professores da escola.

- ao gestor escolar.

- à Secretaria de Educação do estado ou do município.

- à equipe técnico-pedagógica da escola.







2.2.13

Escola e Sociedade - N1

1- O que se entende por educação intencional?
2- De que forma o trabalho se estrutura nas sociedades complexas?
3- Qual a concepção de educação de Durkheim?
4- Quais as principais caracteristica da pedagogia que entende a escola com reprodução do estado?
É considerado crítica ou não critica. Justifique.

Escola e Sociedade - N1

1- Qual o papel do docente na estrutura da escola?
2- Qual é a relação entre o pensamento social e a educação?
3- De que modo a educação é vista em Karl Marx?
4- Qual a principal caracteristica das teorias educacionais não criticas e quais são estas teorias?