24.10.12

Intervenção e Aprendizagem: Adolescência-N2

1. QUAL A PRIMEIRA FORMA DE VIOLÊNCIA QUE UMA PESSOA PODE SOFRER POR PARTE DA FAMÍLIA?
  • Agressão física.
  • Abandono.
  • Falta de alimentação.
  • Negação de afeto.
2. O BULLYING NÃO É UMA PRÁTICA EXISTENTE SÓ NAS ESCOLAS, ELA TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA:

I. nos relacionamentos entre amigos.
II. nos locais de trabalho.
III. nas relações familiares.

Assinale a alternativa correta:
  • Somente II e III estão corretas.
  • Somente a I está correta.
  • I, II e III estão corretas.
  • Somente I e III estão corretas.
3. EM NOSSA SOCIEDADE NÃO TEMOS A ADOLESCÊNCIA COMO UMA FASE DEFINIDA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, MAS COMO UM PERÍODO:

  • determinado apenas como a fase que vai dos 12 aos 18 anos de idade.
  • cheio de indefinições e problemas que só complicam o desenvolvimento do jovem.
  • em que já é esperado que o indivíduo tenha sua personalidade formada.
  • da vida que apresenta suas características sociais e suas implicações na personalidade e identidade do jovem.
4. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,


  • respectivamente, a quais conceitos da comunicação familiar?

  • Métodos de controle e autocuidado.
  • Responsividade e intensidade.
  • Intimidade e intensidade.
  • Autocuidado e tom emocional familiar.

14.10.12

Educação, Corpo e Movimento - N1

1- Na educação infantil devemos nos preocupar em desenvolver três habilidades motoras. Quais são elas? Comente.
2- Cite 3 orientações para elaboração de programas destinados as crianças e comente-as.
3- Diferencie os conceitos: movimento, apredizado motor, movimento motor, habilidade motora.
4- Comente: a Psicomotricidade é uma área de estudo multidiciplinar, abrange o individuo de modo global: corpo, mente, movimento, expressão e afetividade.

Educação, Corpo e Movimento - N1

1- Qual o real interesse do pesquisador (GALLAHUE; OZMUN, 2001) no desenvolvimento motor como produto?
2- Para Gallahu o desenvolvimento motor como processo é?
3- Para Gallahu o desenvolvimento motor é ?
4- Quais são os conceitos básicos do desenvolvimento motor?

Educação, Corpo e Movimento - N1

1- A Educação Física atual se fundamenta em quais estudos?
2- Qual a relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo?
3- Disserte sobre a impotância da música na educação infantil?
4- O desenvolvimento motor pode ser tratado pelos educadores e pesquisadores como um processo ou produto? Diferencie as duas abordagens.

7.10.12

Educação, Corpo e Movimento - N1

1- Comente a frase :"ademais, as meninas não são as únicas excluidas, pois os meninos mais novos e considerados fracos ou mau jogadores frequentam banco de reserva durante as aulas e recreio.

2- A atividade física também pode ser entendida com uma linguagem?

3- Qual o propósito dos movimentos humanos?

4- Vitor Fonseca (2003) define algumas funções da Psicomotricidade na educação, cite 2 exemplos.