25.4.12

Educação de Jovens e Adultos

1- Escreva sobre o trabalho com projetos na EJA. O que é? Como deve ser o trabalho? O que significa um bom projeto? Especifique suas partes.
2- Escreva sobre as construções de Magda Soares e Mary Kato para a introdução do termo letramento na alfabetização e o que significa?
3- Pensar em EJA é voltar em termos históricos ao ínicio de nossa colonização. Os autores do material didático priorizam estes estudos nos seguintes periodos:
a) de 1940 a 1950
b) de 1950 a 1970
c) de 1970 a 1990
d) de 1990 a 2000
e) de 2000 até nossos dias incluindo os desafios atuais.
4- Escreva sobre como deve ser a avaliação na EJA?

Educação de Jovens e Adultos - N1

1- Comente o que foi significativo, na História da EJA, em sua opinião de 1970 a 1990.
2- Escreva sobre a importância de Paulo Freire na atualidade da EJA e a educação como um todo.
3- Elabore uma lista sobre as características do aluno da EJA.
4- Lindeman realizou em 1923 um dos mais antigos estudos sobre Andragogia, estabelecendo cinco pressupostos. Explique com suas palavras o que é Andragogia e comente o pressuporto abaixo:
A orientação de aprendizagem do adulto esta centrada na vida...

24.4.12

Políticas Públicas em Educação - N1

1- A inclusão de alunos com necessidades especiais é competência pelas Políticas Públicas Brasileira. Descreva como surgiu o conceito de Educação Inclusiva.
2- Explique o que vem a ser Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)?
3- De acordo com Simons(1979), in Valle, quando a escola assumirá sua função libertadora?
4- Como Favero e Andrade definem a Política Pública da Educação de Jovens e Adultos no Brasil?

Políticas Públicas em Educação - N1

1- Cite três documentos que expressam as políticas públicas em educação?
2- O Plano de Desenvolvimento da Educação estabeleceu metas a serem alcançadas até 2022. Quais são?

Políticas Públicas em Educação - N1

1- De acordo com o que estabelece a LDB 9394/96, de onde deve vir os recursos para o financiamento da educação?
2- Dentre as políticas públicas em curso, que estão voltadas a educação de jovens e adultos no Brasil, encontramos o Programa Brasil Alfabetizado. Quais as características desse programa?
3- Qual a função dos Parâmetros Curriculares Nacionais?
4- O que é preciso para se alcançar uma dimensão de cidadania?

Políticas Públicas em Educação - N1

01- Como está organizada a Eduação Básica no Brasil?
02- Como a autora Maria Ferananda Rezende Nunes define que o neoliberalismo entra no cenário mundial?
03- Com relação ao atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais como deve ser o processo de construção do Projeto Político Pedagogico da Escola?
04- De acordo com Valle (2009, P255) como o pensamento neoliberal educacional vê a escola?

13.4.12

Políticas Públicas em Educação - N2

1. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o Estado é apresentado como responsável pela Educação em geral, assumindo o papel de
- provedor e normatizador das propostas em Educação.
- financiador e controlador das ações pedagógicas.
- repassador e normatizador das propostas de ação coletiva.
- controlador e descentralizador das políticas públicas.
Parte superior do formulário
2. Observe abaixo:
No cenário mundial, a difusão da crença no mercado, do estado mínimo, da exaltação da empresa privada e do darwinismo social, com a naturalização dos índices de desemprego, foi responsabilidade do
- anarquismo.
- comunismo.
- socialismo.
- neoliberalismo.
or do formu
3. Leia o texto abaixo:
O Plano Nacional de Educação é uma lei prevista na Constituição da República Federativa do Brasil e referenciada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apresentando diretrizes e metas para os dez anos seguintes a fim de
- cumprir acordo com o Banco Internacional de Desenvolvimento.
- contribuir para consolidar as metas da Declaração de Salamanca.
- acelerar a entrada do Brasil na comunidade internacional.
- sintonizar-se com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos.
4. Vários eixos têm permeado as discussões sobre o Ensino Superior. No entanto, um deles assume a principal luta dos profissionais de ensino:
- a busca permanente de recursos financeiros.
- a oferta de serviços de inequívoca relevância social.
- a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.