29.3.12

Avaliação da Aprendizagem - N1

1- É possível reforçar uma pedagogia autoritária por meio da avaliação da aprendizagem?
2- O que são critérios de avaliação classificatórios? E quais as consequencias advindas de sua adoção?
3- Freire (2000) afirma que a avaliação vem sendo realizada por meio de métodos silenciadores você concorda? Porque?
4- Qual é a função de um seminário avaliativo?

27.3.12

Avaliação da Aprendizagem - N1

1- Explique a avaliação como integradora da unidade dinãmica e dialética da reflexão-ação-reflexão?
2- Descreva uma prática educativa em que o educador possa contribuir para a construção de uma escola democrática.
3- Relacione 3 princípios que, segundo Albuquerque(2008), fundamentaem a idéia de que a avaliação pode contribuir com uma escola democrática.
4- Explique o que é avaliação sistemica.

Avaliação da Aprendizagem - N1

1- Apresente 3 indicadores de democratização da escola, colocando em xeque as relações entre professores e professoras na organização do trabalho pedagógico?
2- Qual o significado da avaliação no processo de recriação da escola democrática?
3- Qual a relação do projeto político pedagógico da escola diante dos resultados das avaliações externas?
4- Apresente duas questões apresentadas por Perrenoud, relativas à avaliação formativa.

21.3.12

Avaliação da Educação - N1

1- Qual é a relação do PPP da escola com as práticas avaliativas cotidianas?
2- Exemplifique os motivos pelo quais se pode afirmar que a avaliação da aprendizagem orienta o curriculo e a pratíca pedagógica da escola.
3- O que são critérios de avaliação classificatória? Quais são as conseguencia de sua adoção?

Avaliação da Educação - N1

1- Qual o papel da avaliação nas decisões curriculares?
2- O que é ENEM? Qual o principal objetivo do ENEM?
3- Quais os principais focos de avaliação do SAEB?
4- Quais são as competências que geraram os descritores do desempenho do aluno, para o nivel básico?

Avaliação da Educação - N1

1- Como é organizada a prova do ENEM?
2- Cite quais os contatos chaves integram as dimensões do SINAES
3- Como é feita a comunicação dos resultados do ENEM?
4- Quais as dimensões do SAEB? O que é SINAES? Qual o principal objetivo do SINAES?

Avaliação da Educação - N1

1- Como podemos entender a afirmação de Arroyo (2000) "Pensar a escola para além do fracasso e do sucesso escolar"?
2- Explique qual a relação entre a avaliação emancipadora e a construção de um currículo para uma escola democrática.
3- Comente sobre a possiblidade de investimento na formatividade da avaliação.
4- Descreva uma competência avaliada no ENEM.

11.3.12

Avaliação da Aprendizagem - N2

1. Os itens de testes de aproveitamento escolar, quando cuidadosamente elaborados e organizados, podem alcançar finalidades educativas/construtivas.

É importante que eles sejam fonte de diálogo. Nesse sentido, podemos afirmar que:              

I. a avaliação das produções dos estudantes nos testes de aproveitamento escolar deve servir prioritariamente à compreensão e à melhoria do processo de aprendizagem.
II. a intencionalidade deve ser formativa em todos os momentos do planejamento, elaboração, aplicação, correção e avaliação.
III. o aluno deve ser um sujeito ativo-participante dessa avaliação, tendo liberdade de colocar suas dúvidas, solicitar explicações para compreender o seu processo de aprendizagem.
Das afirmativas acima estão corretas
- somente I e III.
- somente I e II.
- I, II e III.
- somente II e III.

2. Um instrumento onde se encontra todos os trabalhos, dúvidas e correções utilizadas pelos alunos no decorrer do ano em determinada disciplina.
Segundo Souza, essa é a definição de

- diário de campo.
- avaliação formativa.
- portfólio.
- checklist.

3. Leia abaixo:
 A ênfase na prova, como o principal e/ou único instrumento de avaliação (abordagem quantitativista da avaliação), faz parte de uma lógica seletiva e classificatória predominante nas pedagogias tradicionais e tecnicistas, úteis aos interesses da burguesia e da globalização de mercado. Precisamos sim problematizar a pedagogia dos exames, como denomina Carlos Cipriano Luckesi, para construir novos modos de conceber e praticar a avaliação na escola, que possam contribuir de fato com a democratização da escola e da educação brasileira.
Essa afirmação está
- totalmente correta.
- totalmente incorreta.
- parcialmente correta.
- baseada em uma premissa equivocada.

4. Uma escola que se proponha a construir uma avaliação numa perspectiva formativa e emancipadora deve, entre outras ações importantes,

- ser a expressão das Diretrizes Curriculares Nacionais e das orientações pedagógicas da direção e coordenações de área, objetivando a formação do cidadão pouco crítico.
- garantir a vez e a voz dos seus educadores no cotidiano escolar, construindo um coletivo pedagógico forte e consolidando o diálogo crítico entre professores, alunos e famílias.
- organizar regras que devem ser seguidas pelos educadores, de modo a garantir o desenvolvimento da proposta pedagógica dentro dos padrões estabelecidos pela equipe de gestores.
- estudar a avaliação da aprendizagem, numa abordagem tecnicista, procurando aproveitar as sugestões dos autores para desenvolver técnicas e instrumentos que melhorem a qualidade do ensino e da aprendizagem.